Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 51 |18/12| A Purificação do Santuário

“Ele me disse: até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado” - Daniel 8:14 Daniel 8, nos revela a existência de um Santuário (Daniel 8:11-14) que é jogado por terra pelo chifre pequeno, mediante uma pregação contrária aquilo que implica a existência desse Santuário. Foi por meio do Santuário que […]


  • Compartilhar:

“Ele me disse: até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado” - Daniel 8:14

Daniel 8, nos revela a existência de um Santuário (Daniel 8:11-14) que é jogado por terra pelo chifre pequeno, mediante uma pregação contrária aquilo que implica a existência desse Santuário. Foi por meio do Santuário que Deus deu a ilustração de como Ele lida com o problema do pecado. No Santuário, Ele apresenta graficamente como pode perdoar (limpar, purificar, justificar) o pecador que reconhece, com arrependimento sincero e humildade, que transgrediu a Sua lei, símbolo de Sua aliança com os homens, e que confiando no Seu Substituto, “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29), ele volta a casa perdoado, limpo, justificado e em paz (Romanos 5:1-2).

Mesmo que o pecador fosse perdoado, seu pecado era transferido, por meio do sangue do cordeiro, e ficava gravado nos chifres do altar do sacrifício ou dentro do próprio Santuário (Lv 4). Uma vez por ano, no dia da Expiação, o Santuário deveria ser purificado (Levíticos 16; 23:27-32; Êxodos 30:10). Desse modo, Deus ilustra objetivamente, como o problema do pecado será eliminado e Seu propósito realizado.

Conforme é visto na profecia, isso seria levado a efeito, no tempo e momento apresentado pela profecia. Primeiro viria o Império Babilônico; posteriormente o Império Medo-Persa; logo o Império Greco Macedônico; o Império Romano nas suas duas fases Imperial e Papal; e posterior ao tempo do domínio da Roma Papal, que dominaria do ano 538 até 1798. Esse último, seria um tempo em que esse poder blasfemaria contra Deus, lhe difamaria Seu nome, Seu Santuário e os que habitam no Céu, além de pelejar contra os santos e os vencer (Apocalipse 13:6). Esse sistema é composto por aqueles cujos nomes não estão no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 13:8). É o dragão que se opõe ao domínio de Deus (Apocalipse12:13) e usa seu poder para perseguir e derrotar o povo de Deus (Apocalipse 13:7). Esse sistema recebe do dragão o trono, o poder e grande autoridade (Apocalipse 13:2), sobre cada tribo, povo, língua e nação. Ele seria ferido de morte (Apocalipse 13:4), a terra ficaria maravihada pela restauração desse poder e o adoraria, seguindo suas ordens.

O TEMPO DA VISÃO PROFÉTICA: “Até duas mil trezentas tardes e manhãs e o Santuário será purificado” (Daniel 8:14). Na Bíblia, a expressão - tarde e manhã equivale a um dia literal (ver Gênesis 1). Por outro lado, um dia profético equivale a um ano literal (Números 14:34; Ezequiel 4:7), o que daria um total de dois mil trezentos anos. Mas, a partir de que momento deveria se contar estes 2300 anos? Para Daniel, o Santuário era purificado anualmente. Os pecadores levavam suas ofertas sacrificiais cada dia, mas um dia no ano, o Dia da Expiação, o Santuário, onde eram transferidos os pecados dos pecadores arrependidos necessitava ser purificado. (Levíticos 16; 23:27-32).

O ACONTECIMENTO PROFÉTICO: “O Santuário será purificado” (Daniel 8:14). O templo de Jerusalém foi destruído no ano 70 d.C., a que Santuário se refere? William Shea, fala que Daniel 7 nos apresenta uma sequência linear de tempo que nos exibe o seguinte esquema:

Pausa para Discussão

1. Deus é claro, consistente e objetivo ao nos mostrar que Ele está com Sua poderosa mão no leme, então, por que algumas pessoas ainda são tão resistentes em aceitar Seu sacrifício?

2. Uma vez que não são mais oferecidos sacrifícios com sangue de cordeiro para perdão de pecados, como recebemos o perdão de Deus hoje?