Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 50 | 13/12 |Ainda que caiam os céus

TEXTO BÍBLICO "Estes são os que seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro." Apocalipse 14:4 Há em Israel um lugar chamado de avenida dos Gentios Justos. Este caminho é cercado de árvores plantadas em homenagem a não-judeus que trabalharam […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Estes são os que seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro." Apocalipse 14:4

Há em Israel um lugar chamado de avenida dos Gentios Justos. Este caminho é cercado de árvores plantadas em homenagem a não-judeus que trabalharam para livrar judeus das garras da morte, às vezes, ao custo da própria vida. Uma pessoa após outra é lembrada através de uma árvore e uma placa. Uma delas é John Weidner, pastor Adventista do Sétimo Dia que quase perdeu a vida como chefe da ação de resistência Holanda-Paris e cuja irmã morreu nas mãos dos nazistas. O livro do Apocalipse, em diversos momento, nos leva a refletir se estamos disposto a “ficar firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” como fez o Pr. Weidner. O grande engano dos últimos dias não envolve apenas a decisão de morrer por Cristo, mas a decisão de viver por Ele, a firme decisão de viver baseado em princípios. Isso nem sempre é fácil na sociedade moderna em que vivemos.

Por quê? Há várias razões, mas uma é certamente a tentação apresentada pela mentalidade e valores do pós-modernismo. Esta mentalidade envolve o modo de avaliar promovido pela mídia, pelos líderes do pensamento e do entretenimento. Uma mentalidade inimiga do compromisso espiritual e do desenvolvimento moral. Há três modos de pensar na atualidade que têm atacado diretamente o modo bíblico de pensar.

1º - Secularismo.

Esta filosofia exclui o sobrenatural e portanto nega a realidade de um Deus criador. O ponto de vista secularista permeia a sociedade contemporânea, especialmente as instituições acadêmicas. Esse modo de pensar questiona a realidade de um Deus pessoal, a validade da oração, ou a realidade da Bíblia como a revelação Divina à humanidade. O secularismo desligou a sociedade de suas amarras e nos deixou à deriva num mar sem bússola moral.

2º - Relativismo.

Robert Simon chama o relativismo de “fobia do absoluto”, isto é, o medo, a negação ou o descrédito de absolutos morais. Segundo os resultados de uma pesquisa publicada em um jornal norte-americano, 23% dos que responderam disseram que, por dez milhões de dólares, estariam dispostos a ser uma prostituta durante uma semana, 16% disseram que abandonariam seus cônjuges e 7% que matariam um estranho. A negação de um Deus transcendente, promovido pelo secularismo, eliminou a base para a ética cristã deixando o ser humano apoiado apenas por seu egoísmo e pecado. Dostoievsky acertou quando disse: “Se não cremos em Deus, tudo é permissível”.

3º - Incoerência entre o que vive e o que crê.

Muita gente vive uma vida dupla e por vezes exibe a profunda contradição entre crenças e conduta, entre doutrinas e atos. Os exemplos são abundantes. Um exemplo comum é a nossa infidelidade a princípios que sabemos que são corretos como a guarda do sábado, a fidelidade nos dízimos e ofertas, a ação de mentir para obter vantagem, ou sermos gentis em público, mas agressivos e temperamentais em casa, etc.

PARA DISCUTIR

1. Como você tem visto o secularismo e o relativismo ocorrendo nos ambientes que frequenta como trabalho, escola, universidade, entre outros?

2. Como a incoerência entre o que vivemos e pregamos atrapalha o nosso testemunho cristão? Por outro lado, como a nossa fidelidade ao que cremos fortalece nosso testemunho?

Estamos dispostos a manifestar coragem por nossas convicções e mostrar o que significa ser um cristão em nossa época? Se aceitarmos o desafio de “ficarmos firmes ainda que caiam os céus”, se resolvermos pela graça de Deus resistir às tendências perniciosas que permeiam a sociedade contemporânea e vivermos o tipo de vida cristã devota que o mundo tão desesperadamente precisa ver, então o mundo crerá em nosso testemunho.

PARA REFLETIR

"As pessoas dizem que creem em Deus, mas não têm nenhuma ideia de quem seja aquele em quem creem, e que diferença o crer nele possa fazer." J. I. Packer