Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 49 | 06/12 | Libertos por Seu poder

TEXTO BÍBLICO "Então ouvi outra voz do céu que dizia: Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam." Apocalipse 18:4 Uma Adolescente, certo dia, resolveu assistir pela primeira vez uma vigília durante toda a noite em sua igreja. […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Então ouvi outra voz do céu que dizia: Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam." Apocalipse 18:4

Uma Adolescente, certo dia, resolveu assistir pela primeira vez uma vigília durante toda a noite em sua igreja. A vigília seria sobre os eventos finais. A adolescente ouviu atentamente a descrição dos acontecimentos finais, que se detinham em temas como perseguição, fugir para as montanhas, pragas, bestas, etc. Ela voltou para casa para passar mais dois dias sem dormir, assustada com temas que destacaram tudo, menos a ênfase bíblica que é a libertação final para o povo de Deus. A cada ano, filmes e mais filmes são lançados sobre o fim do mundo, tendo apenas uma tônica: destruição. A ideia do inimigo é anunciar o fim do mundo com morte, desespero, desmaios e dor. Imagino que você nunca viu em nenhum filme de Hollywood, pessoas com as mãos erguidas para o céu dizendo esse é o Deus a quem aguardávamos, ou anjos visitando os fiéis para trazer conforto e libertação. Um dos temas considerados mais assustadores na profecia bíblica é o das sete pragas do Apocalipse.

Esse tema não é apresentado na Bíblia com o intuito de difundir medo, mas sim para estabelecer a perspectiva da gloriosa libertação dos salvos. Sobre os ímpios, habitantes da Terra, serão derramados os mais terríveis juízos divinos porque Deus retira dela Sua proteção. Enquanto os justos, que receberam o selo do Deus vivo, são maravilhosamente protegidos de todo dano físico.  O relato completo dos acontecimentos relacionados com as pragas pode ser lido no capítulo 16 de Apocalipse. As pragas significam uma coisa para os ímpios e outra totalmente distinta para os justos.

Visão das pragas na perspectiva dos ímpios:

1º Praga: Úlcera maligna sobre os que têm o sinal da besta.

2º Praga: O mar se converte em sangue, com a morte de todo ser marinho.

3º Praga: Os rios e as fontes das águas se convertem em sangue.

4º Praga: O sol queima os homens com fogo.

5º Praga: Cai sobre o trono da besta, e seu reino se cobre de trevas. Os ímpios mordem a língua de dor.

6º Praga: É derramada sobre o Eufrates, suas águas secam e se inicia o Armagedom.

7º Praga: É derramada no ar. Ocorre uma série de acontecimentos espetaculares que paralisam os ímpios.

Visão das pragas na perspectiva dos justos:

1º - Deus liberta Seu povo - As pragas descritas no Apocalipse devem ser estudadas sob a luz das intervenções de Deus para libertar o Seu povo do Egito e da Babilônia. As cinco primeiras pragas são semelhantes às que se abateram sobre o Egito, enquanto as duas últimas relacionam-se com acontecimentos ligados à queda e destruição da Babilônia antiga. Deus precisou enviar pragas sobre o Egito e castigos sobre a Babilônia para que Seu povo em cativeiro pudesse ser libertado. Assim também, os santos vivos durante a última fase da história terrestre serão libertados pela intervenção divina.

2º - Deus protege o seu povo – Assim como as pragas não atingiram os hebreus que estavam saindo do Egito, as pragas não tocarão os justos que estarão saindo para a Canaã celestial.

3º - Os que estão do lado de Deus sempre são vitoriosos.

4º - Elas determinam o tempo da libertação definitiva dos filhos de Deus e o aparecimento de Cristo nas nuvens do céu.

PARA DISCUTIR

1.         Como podemos enfatizar esperança ao invés de medo, ao estudarmos o Apocalipse?

2.         Quais paralelos você enxerga entre a libertação dos Israelitas e a nossa libertação final?

Durante toda a história humana, Deus fez diversos convites para o arrependimento e aceitação da graça divina. O derramamento das pragas não será mais para convidar, mas para punir uma humanidade que rejeitou todos os convites feitos por Deus. Isso deve levar-nos a confiar em um Deus capaz de libertar-nos hoje de qualquer poder do inimigo, pois ele já venceu na história, já venceu na cruz e se permitirmos, Ele vai vencer tudo em nossa vida.

PRA NÃO ESQUECER

"Lembrem-se que para tudo e todos haverá muito em breve uma última noite - a última dança, o último filme, o último cigarro, a última bebida, o último desrespeito às coisas sagradas, e em seguida virá o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores." Vilmar Gonzáles