Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 48 |27/11| O juízo - você e eu

TEXTO BÍBLICO “Mas, depois, se assentará o tribunal para lhe tirar o domínio, para o destruir e o consumir até ao fim” -  Daniel 7:26 O juízo investigativo é um juízo que se leva a cabo no Céu, antes da segunda vinda de Cristo, durante o qual todos os verdadeiros seguidores de Deus serão julgados favoravelmente, […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Mas, depois, se assentará o tribunal para lhe tirar o domínio, para o destruir e o consumir até ao fim” -  Daniel 7:26

O juízo investigativo é um juízo que se leva a cabo no Céu, antes da segunda vinda de Cristo, durante o qual todos os verdadeiros seguidores de Deus serão julgados favoravelmente, diante do universo observador. Durante este juízo, a vida de todos os que tenham professado servir a Cristo – e que, por isso, estão inscritos no Livro da Vida – passam em revista diante de Deus, que finalmente determina se estão revestidos ou não com a roupagem de Sua justiça. Se estão revestidos com Sua justiça e são verdadeiros seguidores de Cristo, então seus nomes são mantidos nos livros do Céu, apagados seus pecados e lhes dado acesso à Nova Jerusalém. Porém, se sua profissão, tem sido isso só, uma mera profissão, desprovida do manto da justiça de Cristo, então seus nomes serão apagados do Livro e negado entrar na Nova Jerusalém.

O juízo implicará uma sentença condenatória do poder que perseguiu os santos do Altíssimo (Daniel 7:26), ainda que o juízo comprovativo se realize somente durante o milênio, na presença e com a participação dos próprios santos (Apocalipse 20:4). O juízo executivo será realizado depois do milênio, quando Deus eliminará o pecado e os rebeldes pecadores de todos os tempos, estabelecendo Sua justiça eterna (Apocalipse 20:12-15). O juízo será favorável aos santos do Altíssimo. Concluído o juízo no Santuário Celestial, chegará a hora dos santos do Altíssimo tomarem posse do reino (Daniel 7:22).

“A obra do juízo investigativo e a extinção dos pecados deve ser efetuada antes do segundo advento do Senhor... Quando se encerrar o juízo de investigação, Cristo virá, e Seu galardão estará com Ele para dar a cada um segundo for a sua obra” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 485).

“Se existe algo que os homens possam fazer para influenciar as decisões desse juízo, certamente, toda pessoa deseja saber quando o juízo há de iniciar e como se pode relacionar com ele, a fim de assegurar uma decisão favorável quanto ao seu próprio caso.” Nossa salvação está em jogo. Deus deseja escrever nossos nomes no Livro da Vida do Cordeiro. Ele nos convida a sermos fiéis a Ele: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Apocalipse 3:5). Nos adverte que:“se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:15).

Devemos estar conscientes que no momento mais crítico da história, muito em breve, “se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro” (Daniel 12:1). Nosso desejo e nossa oração é que possamos nos entregar a Deus, sem reservas, para que Ele faça Sua vontade em nossa vida e nos prepare para desfrutar a eternidade com Ele. 

Pausa para Discussão

1.  O que passa na sua mente e no seu coração ao conhecer que Deus é o soberano juiz que julga as ações dos homens?

2.  Você gostaria de ter Jesus como seu advogado e intercessor?

3.  O que você pode fazer para que suas ações se harmonizem com sua fé, de modo que seu nome permaneça no Livro da Vida?