Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 47 - 24 de novembro - A oração é a chave do tesouro

A ORAÇÃO É A CHAVE DO TESOURO “Tendo- se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35 Para que alcancemos, então, as bênçãos de Deus através da oração, precisamos ter um caráter submisso aos ensinos da Sua Palavra, assim como aprendemos em Deuteronômio 27 e 28, que tudo o […]


  • Compartilhar:

A ORAÇÃO É A CHAVE DO TESOURO

“Tendo- se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35

Para que alcancemos, então, as bênçãos de Deus através da oração, precisamos ter um caráter submisso aos ensinos da Sua Palavra, assim como aprendemos em Deuteronômio 27 e 28, que tudo o que fazemos contra Deus e contra o próximo traz consequências também sobre nossa vida.

Se você deseja coisas grandes para sua vida, não há como fazer isso sem estar em constante oração. A oração nos conecta com o Céu e submete nossa vontade à vontade de Deus. Essa ferramenta está sempre à nossa disposição, pois através de Cristo Jesus podemos falar livremente com Deus. A oração é uma prática comum na Bíblia. “Tendo- se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava”. (Marcos 1:35). Essas palavras podem ser interpretadas como um comentário sobre como era o estilo de vida de Jesus.

Em outro momento na Bíblia, Davi se priva até mesmo de seu sono para estar com Deus em oração: “de madrugada te buscarei” (Salmos 63:1). Quando os apóstolos foram tentados a investirem suas energias em outros ministérios importantes
e necessários, decidiram entregar-se continuamente à oração e ao ministério da palavra para encontrar a resposta vinda do Céu (Atos 6:4). Podemos encontrar a melhor definição sobre oração nos escritos de Ellen White quando diz: “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário a fim de tornar conhecido a Deus o que somos; mas sim para nos habilitar a recebê-Lo. A oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele. ” - Caminho a Cristo, p. 93. Não conseguimos coisas maiores em nossa vida porque pedimos pouco ou não pedimos nada. A Bíblia diz: “Nada tendes, porque não pedis. ” (Tg 4:2).

Ainda no livro de Tiago, capítulo 4, nos versos 2 e 3, lemos: “Cobiças e nada tendes e por causa disto matas. Tendes inveja, não podes possuir e por causa disto combates e fazes guerra. Não tendes nada, porque não pedes e, quando pedes, não recebes porque pedes mal pensando em gastar em seus próprios deleites”. O Senhor, em toda sua sabedoria, sabe quando nossas vontades são egoístas e visam somente o desejo do nosso coração, e como bom Pai que é, sua intenção é nos ensinar. Por falar em ensinar, vale repetir a advertência que Jesus fez aos seus discípulos e faz a nós também, dizendo: “Vocês erram porque não conhecem as Escrituras e nem o Poder de Deus. ” (Mateus 22:29). Ele ainda nos ensina que todo aquele que ouve e pratica suas Palavras, é comparado ao prudente, mas aquele que não ouve e não pratica suas Palavras, é comparado ao insensato.

Falando sobre a eficácia da oração, na continuação do Sermão do Monte (Mateus 7), Jesus nos ensina que uma oração eficaz tem regras. Ele diz que podemos pedir que nos será dado; que podemos buscar que acharemos e que podemos bater que a porta se abrirá, mas faz uma ressalva: “TUDO o que vós quereis que os homens vos façam, fazei vós também a eles...” Assim, voltamos ao que lemos no livro de Tiago, quando aprendemos que nossas orações não podem visar somente ao nosso nenefício e a nossa vontade, ou seja, uma petição egoísta, fútil, sem possibilidades de frutificar, que venha nos afastar de Deus e esquecer o nosso próximo. Para que alcancemos, então, as bênçãos de Deus através da oração, precisamos ter um caráter submisso aos ensinos da Sua Palavra, assim como aprendemos em Deuteronômio 27 e 28, que tudo o que fazemos contra Deus e contra o nosso próximo traz consequências também sobre a nossa vida.

"As petições de um coração humilde e de um espírito contrito não desprezará. O abrir do coração a nosso Pai celestial, o reconhecimento de nossa inteira dependência, a expressão de nossas necessidades, a homenagem de grato amor, isso é verdadeira oração." Orientação da Criança, pág. 518.

PARA DISCUTIR

1. O que significa orar de acordo com a vontade de Deus?
2. Existe evidências de que Deus responde as orações? Você tem alguma experiência de oração respondida?
3. Qual o segredo para uma oração eficaz?
4. Como posso ter minha oração respondida por Deus?
5. Como um cristão deve reagir a uma oração não respondida?

Conclusão – Apelo
Os princípios que precisamos desenvolver são ouvir, obedecer à voz de Deus e sermos cuidadosos para cumprir todos os seus mandamentos. Porém, muitos de nós temos o seguinte pensamento: “Ah! Mas Deus estava falando isso antes de nos oferecer a graça. Então Jesus veio, morreu por nós e nos livrou da lei”. Mas aí é que está, Jesus foi e é, até hoje, nosso maior exemplo de alguém que cumpriu todos os mandamentos do Pai e foi obediente até a morte na cruz. Antes da crucificação, enquanto orava, Jesus disse: “Pai, se for possível passa de mim este cálice, todavia, seja feita Sua vontade. ” Então, nessa oração resume-se o que devemos fazer: entregar tudo nas mãos de Deus para que a vontade dEle seja feita. Tudo isso é para nossa vitória diária, por isso, se desejamos ter uma vida financeira de sucesso para honrar e glorificar o nome de Deus, devemos submeter a nossa vontade à vontade de Deus, seguindo o modelo de desenvolvimento financeiro que a Bíblia nos orienta e orar, pedindo sabedoria para que seus planos possam também ser os planos de Deus.

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
Marcos 1:35; Salmos 63:1; Atos 6:4; Tiago 4:2,3; Mateus 22:29; Mateus 7; Deuteronômio 27 e 28.

 

Pr. Elmir Santos – Líder de Mordomia da USeB
Adaptado por: Rafaella Andrade – Secretária de Mordomia UNeB