Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nordeste

União Nordeste Brasileira

Lição de PG nº 47 – 23 de novembro – O segredo do sucesso: priorizar o que é prioridade

Publicado por: rutesouza

O SEGREDO DO SUCESSO: PRIORIZAR O QUE É PRIORIDADE

“Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.” Lucas 14:21

Não existe nada mais complexo de ser administrado que o tempo. Isso porque a nossa vida, basicamente é constituída de tempo e o que fazemos com ele. Como dizia Jean Paul Sartre: “Viver é isto, ficar o tempo todo se equilibrando entre escolhas
e consequências”.

O texto de hoje nos mostra que o segredo para uma vida feliz, sábia é administrar o tempo, a vida. Alguém já disse: “somos livres para fazermos nossas escolhas, porém seremos escravos das consequências”; ou seja, se administrarmos mal nosso tempo, priorizando coisas, pessoas ou situações que não valem a pena, certamente nossa vida não valerá a pena.

Uma arte a ser aprendida.

O salmista roga ao Senhor que o ensine a contar os dias. Administrar bem o tempo é uma arte, e como toda arte, a maior parte das pessoas não nasce sabendo. O primeiro recurso que a Palavra de Deus nos apresenta é que devemos buscar, em Deus, a sabedoria necessária para aprender a administrar o tempo (Tiago 1:5 – LEIA!). Como isso funciona? Se eu começo
a administrar meu tempo conforme os meus pontos de vistas e interesses, certamente irei fracassar ao final da vida. Por isso, muitos quando chegam à certa idade, começam a olhar para trás, percebem como erraram e ficam desejosos em voltar o tempo, porém isso é impossível. A solução apresentada é aprender a administrar o tempo conforme o ponto de vista e interesses do Senhor. Quando isso acontece, ainda poderemos errar,porém erraremos bem menos, porque temos a Orientação e fazendo a vontade de Deus, seremos mais felizes. Por quê?

Porque Ele nos ama! Fez, faz e fará de tudo para nos ver felizes. Experimente! Aprenda com Deus a administrar o tempo.

Contar os nossos dias – a arte de priorizar.

Quando leio nesse texto “contar os dias”, não consigo tirar do pensamento a expressão “você está com os dias contados”, que tem uma conotação bem negativa. Porém, a verdade por trás dessa frase é que “temos mais tempo do que precisamos, e bem menos tempo que pensamos”. Por isso, precisamos saber o que fazer com esse presente. A palavra é PRIORIZAR. É colocar primeiro o mais importante, não o mais urgente ou o mais interessante, contudo o mais IMPORTANTE.

Segundo a Bíblia, há tempo para tudo debaixo do sol (Eclesiastes 3:1 – LEIA!), então não precisamos ter pressa, precisamos apenas começar de forma correta. Se assim fizermos alcançaremos o sucesso. E o que é mais importante? (Mateus 6:33 – LEIA!)

Nosso tempo, um presente de Deus.

Deus nos presenteia diariamente com tempo que é a vida. Ele coloca em nossas mãos, assim como os talentos e os recursos para administrarmos. Ele espera que usufruamos do tempo também, por isso precisamos ter tempo para nós, mas também precisamos ter tempo para trabalhar, estudar, família. Ele espera que, com gratidão, também separemos tempo
para Ele. Se assim o fizermos, as outras partes do tempo serão bem usufruídas. O presente é seu, mas sozinho você não desfrutará dele. Com Deus, o presente é bem melhor!

Um coração sábio.

Uma vida de sucesso, assim como um coração sábio, não vem por acaso. É fruto de disciplina e auxílio divino. Precisamos entender que não somos capazes de sabermos quais prioridades devemos ter para nossa felicidade. Precisamos aprender a priorizar Deus e Suas prioridades. Quando assim fizermos, teremos tempo para tudo, principalmente para Deus que nos dará graciosamente todas as demais coisas (Mt 6:25 – LEIA!).

Você não gostaria de experimentar esse presente maravilhoso que o Senhor nos concede? Agora de uma forma diferente, administre seu tempo segundo as prioridades de Deus, priorizando-O! Você vai ver como o presente é bem melhor, porque o futuro estará garantido!

PARA DISCUTIR

1. Qual a quantidade e a qualidade de tempo tenho dedicado a Deus nas últimas semanas?
2. Que prioridades Deus quer que eu invista meu tempo? Auxiliando outras pessoas seria uma delas?
3. O que preciso fazer para dedicar tempo me envolvendo diretamente na salvação de outras pessoas?

“O Senhor às vezes prova o Seu povo com prosperidade em coisas temporais. Ele, porém, tenciona que façam uso correto de Seus dons. Sua propriedade, seu tempo, seu vigor e suas oportunidades são todas de Deus.”

Versos estudados nesta lição:
Salmos 116:6; II Coríntios 11:13; Isaías 53:2; Filipenses 2:7; Mateus 6:25-34 e 8:20; Lucas 12:34; I Timóteo 6:7; I Pedro 3:4

AUTOR: Pr. Cleber Aragão
Secretário e Ministério Pessoal
Missão Nordeste