Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 47 |22/11|Vencer com Cristo

TEXTO BÍBLICO "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse 3:21 Um dos termos-chave no livro do Apocalipse é a palavra “vencer”. Ela aparece 12 vezes ao longo do livro. O tema “vitória” é um dos motivos […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse 3:21

Um dos termos-chave no livro do Apocalipse é a palavra “vencer”. Ela aparece 12 vezes ao longo do livro. O tema “vitória” é um dos motivos pelo qual o livro foi escrito. Cada uma das mensagens endereçadas às sete igrejas nos capítulos 2 e 3 encerra com uma promessa ao “vencedor” (Se for possível leia esses sete versos com o PG: 2:7, 2:11, 2:17, 2:26; 3:5, 3:12, 3:21). Há uma particularidade muito interessante nessa palavra usada nas cartas às sete igrejas. Na língua grega é “nikáo”, que significa “ser vitorioso”. Essa palavra está em uma forma. Essa palavra está em uma forma verbal chamada particípio presente e implica uma vitória contínua ou diária. Então poderia ser traduzido como: “continua a ser vitorioso”, significa que a vitória de ontem não me garante a vitória de hoje. Nossa vitória deve ser uma constante e ininterrupta dependência da vitória em Cristo. A vida cristã é uma guerra da qual não há exoneração, mas é uma guerra em que até mesmo o mais fraco dos santos pode ser vitorioso em Cristo.

Se você estudar com atenção as cartas às sete igrejas, irá notar que cada igreja é espiritualmente mais fraca quando comparada com a anterior. A igreja de Laodicéia é mais fraca do que a igreja anterior, Filadélfia, esta é mais falha do que a de Sardes e assim por diante.  Por outro lado, cada uma das igrejas recebe mais promessas do que a anterior.

Observe a promessa feita aos vitoriosos de cada igreja:

• Ao vitorioso em Éfeso é prometido acesso à árvore da vida (2:7);

• Ao vitorioso de Esmirna é prometida a coroa da vida e não receberá o dano da 2ª morte (2:10-11);

• Ao vitorioso de Pérgamo é prometido o maná escondido, uma pedra branca e um novo nome (2:17);

• Ao vitorioso de Tiatira,é prometida autoridade sobre as nações, governar com uma vara de ferro e a estrela da manhã (2:26 -28)

• Ao vitorioso de Sardes é prometido andar com Jesus, usar roupas brancas, seu nome não será apagado do livro da vida, será reconhecido diante do Pai e diante dos anjos (3: 4-5);

• O vitorioso de Filadélfia será guardado na hora da tentação; será uma coluna no templo do qual nunca sairá; terá escrito o nome de Deus, da cidade de Deus e o novo nome de Cristo (3:10-12);

• Ao vitorioso de Laodicéia é prometido sentar-se com Jesus no trono (3:21). Essa promessa incorpora todas as outras promessas. Sentar-se com Jesus em seu trono significa ter tudo.

Cada igreja declina quando comparada com a anterior, no entanto, cada uma recebe mais promessas do que a anterior. Isso confirma a declaração de Paulo: “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5:20).  Ainda há uma outra particularidade extraordinária na mensagem de graça às sete igrejas. Ao progredir de uma carta para outra, notamos que a presença de Jesus se faz mais íntima com cada igreja.

            •  Em Éfeso, Jesus é o que anda no meio dos sete candeeiros (2:1)

            •           Em Esmirna, Ele é o que esteve morto e reviveu (2:8)

            •           Em Pérgamo, o que virá em breve (2:16)

            •           Em Tiatira, Ele é Aquele que vem (2:25)

            •           Em Sardes, Aquele que vem como um ladrão (3:3)

            •           Em Filadélfia, Aquele que vem sem demora (3:11)

            •           Em Laodicéia, Aquele que está à porta (3:20)

A ideia é um Cristo que vai se aproximando mais e mais de cada igreja ao longo do período histórico, e na última igreja, Ele já não é apenas Aquele que virá ou Aquele que vem como um ladrão, mas Aquele que está à porta.

PARA DISCUTIR

1. Qual é o perigo de achar que a vitória de ontem na vida cristã me garante vitórias hoje?

2. O que falar para alguém que diz que não consegue ter vitórias na vida cristã? O que significa vencer como Cristo venceu?

Jesus Cristo está mais próximo a cada dia. Sua vitória é a nossa vitória. A maneira como Ele venceu quando esteve nesta terra é a maneira como venceremos enquanto estivermos aqui.

PRA NÃO ESQUECER

"Aquele que morreu pelos pecados do mundo, está franqueando as portas do paraíso a todo que nele crê. Logo a batalha estará finda, e a vitória ganha." Ellen White - Profetas e Reis, pág. 732.