Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 45 – A última igreja – 05/11 [T.4 – Ep. 06]

TEXTO BÍBLICO “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:14 Essa é primeira de sete séries do Apocalipse. Esse número que de forma geral na Bíblia significa plenitude e perfeição, ganha um destaque especial no Livro […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:14

Essa é primeira de sete séries do Apocalipse. Esse número que de forma geral na Bíblia significa plenitude e perfeição, ganha um destaque especial no Livro da Revelação. As sete igrejas parecem como um álbum de fotos, onde Deus registra a história do Seu povo com momentos que emocionam o Céu, seja por alegria ou muitas vezes por tristeza. Não temos tempo de pormenorizar cada uma, mas podemos constatar ao logo da história cada período se cumprindo com uma riqueza de detalhes que renova nossa crença na Palavra profética, desde Éfeso a Laodiceia. Sim, hoje estamos vivendo o último período profético, pisando os pés em solo e tempos solenes. Deus esteve com a igreja ao longo dos séculos e mesmo hoje, ainda que com as náuseas provenientes da condição “laodiceiana”, Ele não desistiu de nós.

“Os nomes das sete igrejas são símbolos da igreja em diferentes períodos da era cristã. O número sete indica plenitude, e simboliza o fato de que as mensagens se estendem até o fim do tempo, enquanto os símbolos usados revelam o estado da igreja nos diversos períodos da história do mundo.” – {AA 327.1} E. G. W

Em cada mensagem às igrejas, Jesus faz promessas ao vencedor. Vencer é um tema importante no Apocalipse (2:7, 11, 17, 26; 3:5, 12, 21; 5:5; 12:11, 15:2; 17:14; 21:7), o que revela a guerra espiritual em torno da vida cristã. Porém, Cristo nos estimula a vencer. Ao mesmo tempo em que há uma queda gradativa na fé e na fidelidade das igrejas, as promessas só aumentam em valor, mostrando que Deus deseja chamar nossa atenção, inspirar-nos em meio às lutas, assim como Jesus suportou todo sofrimento, pensando na vitória final em favor da humanidade. Hoje é dia de escolher em Cristo sermos mais que vencedores. Estamos vivendo o período da última igreja e às vezes, lamentavelmente, vivemos à margem do momento. Que Deus nos desperte para sairmos da mornidão para uma vida de fervor em Cristo, e assim possamos concluir a obra que nos foi confiada. Ele está no centro das igrejas ao longo da história, mas muitas vezes apenas um coadjuvante em nossa vida. Ame a noiva de Cristo e dedique a ela seu tempo, talento e tesouro.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Qual a sensação de viver o último momento profético da história?
  2. Por que a mornidão é tão perigosa?

Deus sempre teve um remanescente em meio aos dias difíceis de cada era. Deus nunca deixou de ser fiel a esse povo, apesar das múltiplas infidelidades que devolvemos em troca do seu amor. Que nossos lábios e vida honrem a Cristo com uma fidelidade integral e consequentemente à sua noiva: a igreja.

PARA REFLETIR

“A mornidão pode ser cômoda, mas é gradativamente destrutiva.”
Paulo Correia