Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 45 |06/11| Lealdade a toda prova

TEXTO BÍBLICO “Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus” -  Daniel 6:5 Dario não desperdiçou tempo na organização de um governo para o recém adquirido império, ele nomeou 120 sátrapas para governar ao longo do reino. Sobre estes 120, […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus” -  Daniel 6:5

Dario não desperdiçou tempo na organização de um governo para o recém adquirido império, ele nomeou 120 sátrapas para governar ao longo do reino. Sobre estes 120, foram colocados três líderes: “administradores”, “comissionados” e “presidentes”, e um deles era Daniel. Os sátrapas davam conta de suas atividades a estes três administradores para se assegurar que o governo Persa “não sofresse perda” ou “injúria”.

Os Medo Persas procuraram pessoas qualificadas dentre os cidadãos locais. Dario ficou extremamente impressionado com Daniel e planejou colocá-lo sobre todos os outros oficiais do reino. Ele “se distinguiu” entre os outros oficiais por causa de suas “qualidades excepcionais”, literalmente, “um espírito excepcional estava nele”.

A graça e o Espírito de Deus eram com Daniel e o rei percebeu que ele tinha um espírito superior. Isso, despertou o ciúme de alguns dos outros oficiais da administração. Eles começaram a examinar suas atividades governamentais a fim de descobrir alguma falha em seu caráter ou capacidade profissional, para assim, acusá-lo diante do rei, mas nada foi encontrado.

Daniel lidava com seus deveres de maneira fiel (confiável) - ele não era politicamente “corrupto” (desonesto), nem “negligente” no desempenho de seu trabalho. No entanto, alguns dos administradores tentaram impedir Daniel de ser nomeado para essa alta posição. Finalmente, esses oficiais ciumentos, viram que havia apenas uma área em que poderiam encontrar um conflito entre Daniel e o governo Persa - sua devoção a Deus. Por saber que Daniel era um monoteísta, planejavam envolvê-lo numa adoração a outros deuses. Assim, a escolha de Daniel seria obedecer “a lei do seu Deus” ou a lei do homem (“as leis dos medos e persas” - v. 8).

Dois fatos sobre a vida religiosa de Daniel são evidentes nesse texto. Primeiro, as convicções religiosas de Daniel não estavam ocultas. O velho profeta não era um discípulo secreto, mas um homem que não tinha vergonha de deixar que os outros soubessem que sua lealdade era ao Deus de Israel. Em segundo lugar, o compromisso de Daniel era tal que ele não comprometeria nem mesmo em face de punição ou morte.  

As Escrituras nos ensinam que necessitamos obedecer a Deus, antes que aos homens. A Lei do Céu tem prioridade sobre as leis dos homens, especialmente, quando as leis dos homens estão em conflito com a Lei de Deus (Atos 5:29).

Corrie Ten Boom, quebrou a lei da Alemanha quando ela escondeu judeus dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas ela teria quebrado uma lei maior se não tivesse tentado impedir o assassinato de inocentes. Hoje, mais do que nunca, cristãos são chamados a fazer escolhas moralmente decisivas. À medida que o mundo se torna mais e mais secular (e pecaminoso), os crentes encontrar-se-ão cada vez mais tomando posições que são impopulares e posições que podem até violar a lei da terra.

“O Céu está mais próximo daqueles que sofrem por amor da justiça. Cristo identifica os Seus interesses com os interesses do Seu fiel povo; Ele sofre na pessoa dos Seus santos; e seja o que for que toque em Seus escolhidos, toca nEle. O poder que está perto para libertar do dano físico e da angústia está perto também para salvar do mal maior, tornando possível ao servo de Deus manter sua integridade sob todas as circunstâncias, e triunfar através da graça divina.” ELLEN G. WHITE, PR, p. 278.1   

Pausa para Discussão

1.  É fácil manter seus princípios e levantar a bandeira do cristianismo atualmente?

2.  Você já foi perseguido por ser cristão? Comente sua experiência.