Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 44 |30/10|Um rei altivo, julgado, destituído e morto

TEXTO BÍBLICO “Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu...”    -  Daniel 5:22-23 De acordo com a “Crônica de Nabonido”, os babilônios sofreram uma derrota esmagadora nas mãos dos Persas e Nabonido havia fugido. Apenas a grande cidade da […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu...”    -  Daniel 5:22-23

De acordo com a “Crônica de Nabonido”, os babilônios sofreram uma derrota esmagadora nas mãos dos Persas e Nabonido havia fugido. Apenas a grande cidade da Babilônia permaneceu inconquistada, e a situação parecia sombria. Sob tais circunstâncias, por que Belsazar ofereceria uma festa? Várias explicações foram propostas: primeiro - a celebração pode ter sido observada para construir a moral e encorajar seu povo...  Heródoto relatou que a cidade estava abastecida com comida suficiente para durar muitos anos; segundo - o comentário bíblico Shea, oferece outra explicação: quando as notícias da derrota de Nabonido em Sippar, a cinquenta milhas ao norte, e sua posterior fuga (dois dias antes) foram conhecidas na Babilônia, Belsazar moveu-se rapidamente para se proclamar o primeiro governante do império, o rei de fato. Assim, o festival foi a celebração da coroação de Belsazar; terceiro - um festival regular pode ter sido celebrado da maneira usual, a fim de transmitir aos habitantes da cidade uma sensação de normalidade, apesar das condições caóticas fora dos muros.

Além das explanações dadas, a loucura que Belsazar cometeu foi se rebelar contra Deus, trazendo os utensílios sagrados do Santuário, que tinham sido levados por Nabucodonosor quando este invadira Jerusalém (Ver Daniel 1:2; 5:2-4), e neles beberem vinho, dando louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra. Foi, então, que veio o julgamento divino. Uma mão misteriosa escreveu na parede: “MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM” (Daniel 5:25). Como Nabucodonosor, ele procurou os necromantes, sábios e adivinhos, mas ninguém conseguiu o ajudar. Então, Daniel foi convocado para dar interpretações. Lhe foi oferecido honras e favores se conseguisse decifrar o enigma (Daniel 5:16). A resposta de Daniel foi clara e contundente: “Os teus presentes fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outrem; todavia, lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação” (Daniel 5:17).

Daniel não só deu ao rei a leitura do que estava escrito, como também qual a razão de ter sido julgado, pesado na balança e achado em falta. Foi comunicado a Belsazar que essa noite o reino seria entregue aos Medo Persas.

Belsazar tinha visto, com seus próprios olhos, o que aconteceu com Nabucodonosor, e, ainda assim, ele recusara se humilhar diante do Deus Altíssimo. Belsazar elogiou este panteão de ídolos sem vida, mas, o Deus vivo, que sustentou a própria vida (lit.,“sopro”; cf. Gênesis 2:7) e todos os seus caminhos (seu curso da vida) em sua mão, o rei se recusou a honrar.

Daniel concluiu seu sermão dizendo a Belsazar que era por causa de suas ações blasfemas e desafiadoras que a mão foi enviada do Deus vivo (v. 24). As palavras do velho profeta demonstraram grande coragem diante de um monarca que mantinha o poder da vida e da morte sobre ele.

O tempo presente é de dominante interesse para todo o vivente. Governadores e estadistas, homens que ocupam posições de confiança e autoridade, homens e mulheres pensantes de todas as classes, têm fixa a sua atenção nos fatos que se desenrolam em redor de nós. Acham-se a observar as relações tensas e inquietas que existem entre as nações. Observam a intensidade que está tomando posse de todo o elemento terrestre, e reconhecem que algo de grande e decisivo está para ocorrer, ou seja, que o mundo se encontra à beira de uma crise estupenda.

Pausa Para Discussão

1.  Belsazar pagou caro por não atribuir a Deus a glória devida ao Seu nome e, quanto a nós, estamos dizendo apenas com nossos lábios que amamos a Deus e que sabemos que tudo é dEle ou reconhecemos isso verdadeiramente?

2.  É fácil se corromper com o poder? Como podemos evitar que o poder nos afaste de Deus?