Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 44 - 2 de novembro - Onde está o seu coração?

ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO? “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará […]


  • Compartilhar:

ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO?

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mateus 6:19, 20

Tesouro é qualquer coisa que desejamos mais do que tudo, é a prioridade e razão de viver. Toda pessoa tem ou está em busca de algum tesouro. Pode ser dinheiro, família, relacionamento. Como saber se é um tesouro? Se você achar que não pode viver sem, ou que só vai ser realmente feliz se conseguir aquilo, então é seu tesouro.

Pode ser algo tão banal, quanto emagrecer e melhorar de aparência. Já ouviu falar de  pessoas que morreram tentando? As pessoas são capazes de qualquer coisa para verem seus sonhos realizados. Muitas, até mesmo, arriscam a própria vida.

O que fizermos com o tesouro terreno determinará o nosso tesouro celestial.

O que Jesus quis dizer quando falou: “... não acumuleis para vós outros tesouro sobre a terra ... ?”

Jesus está interessado aqui não tanto pelas nossas posses, e sim por nossa atitude em relação a elas.

Não está em evidência, aqui, o que um homem porventura possua, mas antes, o que ele  pensa sobre seus bens materiais.

Jesus trata nesse texto, com pessoas cuja principal ou total satisfação nesta vida, derivam de coisas que dizem respeito somente a este mundo.

Jesus nos alerta que a pessoa corre o perigo de limitar suas ambições, seus interesses e suas esperanças nesta vida.

Todos nós temos tesouros de uma espécie ou de outra:

Não está em pauta somente o amor ao dinheiro, mas também o amor à honra pessoal, à posição social, ao cargo obtido, a qualquer coisa que comece e termine aqui mesmo, nesta vida e neste mundo.

“A promoção tem produzido prejuízos intermináveis na Igreja de Deus, atingindo homens que são perfeitamente honestos e sinceros, mas que não se mantiveram em guarda no tocante a esse perigo. É que tais indivíduos têm amealhado seus tesouros na terra sem percebê--lo.” Estudos no Sermão do Monte, pg. 365

Para acumularmos tesouros no céu devemos ser possuidores de um correto ponto de vista da vida.

Nessa vida, somos meros peregrinos. Nossa pátria não é este mundo. Vivemos alguns anos aqui e nossas escolhas determinarão aonde iremos passar a eternidade.

Estamos caminhando neste mundo debaixo dos olhos atentos do Senhor. Devemos andar como “quem vê aquele que é invisível. ” Devemos viver como quem espera “a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor.”

Devemos pensar em nós mesmos como mordomos que terão de prestar contas a Deus. Entendemos que é com Deus que teremos de encontrar-nos um dia.

Não podemos separar a vida espiritual da material. Jesus ensina-nos isso em Mateus 6:19-24. O tesouro e o coração andam juntos. “Se alguém pensa servir a Deus no espírito sem O glorificar no corpo, com os seus bens, a verdade é que não está servindo a Deus nem em espírito e nem no corpo, mas praticando uma caricatura de vida cristã. Deus quer adoradores em espírito e em verdade. São João 4:24... A relação do cristão com o mundo material reflete o que está no seu coração.” Crescimento na Graça de Dar, pág. 26

Não existe maior investimento do que confiarmos tudo o que temos e somos em Deus. Ele nos convida hoje, para que haja uma entrega real e total. Se vivemos em um mundo de perdas e danos, confiemos tudo no Tesouro Celestial.

PARA DISCUTIR

1. Você já se decepcionou por depositar confiança em alguém ou em alguma instituição nesse mundo? Sofreu perdas emocionais ou materiais por isso?
2. Existe o risco de depositar toda a sua vida no Tesouro Celestial e mesmo assim sofrer?
3. O fato de ser fiel a Deus lhe garante sucesso na vida financeira?

"E o caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro..." (Parábolas de Jesus, p. 332)

Versos estudados nesta lição:
Mateus 6:19-24; João 4:24

AUTOR: Pr. Jean Ross
Distrital USeB