Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 43 – Um Deus de detalhes – 22/10 [T.4 – Ep. 04]

TEXTO BÍBLICO “E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.” Daniel 8:14 Essa profecia não é apenas a cronologicamente mais extensa da Bíblia, como também a mais rica de detalhes, que são de uma precisão impressionante. A princípio essa predição mexeu profundamente com Daniel, a ponto […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.” Daniel 8:14

Essa profecia não é apenas a cronologicamente mais extensa da Bíblia, como também a mais rica de detalhes, que são de uma precisão impressionante. A princípio essa predição mexeu profundamente com Daniel, a ponto de, em resposta a uma oração, a profecia ser subdividida para tornar mais didática a sua compreensão. Em dias bem posteriores aos do profeta, cada data e evento se cumpre de forma exata, mostrando que servimos a um Deus que cuida dos detalhes. Os episódios que envolvem o cumprimento dessa profecia, além de serem os mais importantes, aconteceram dentro do calendário de Deus, sem atraso ou antecipação. Não há como resumir em uma página o tema do texto de hoje (a sugestão é que haja um aprofundamento do tema em nossas literaturas e canais oficiais); sua análise tem como linha de interpretação o historicismo, que requer o cumprimento da profecia na história. De sorte, que a partir da data em que a profecia foi dada, os acontecimentos na linha do tempo histórico reivindicam a veracidade da predição.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. O que mais lhe impressiona nessa profecia?
  2. O que você pretende fazer com essa verdade?

As 70 semanas de anos começam em 457 a.C. e terminam no ano 34 d.C. Dividindo em partes: As primeiras 7 semanas de anos findaram em 408 a.C., aparentemente com a reconstrução de Jerusalém. Passados mais 62 semanas de anos, chegamos ao ano 27 d.C. Neste ano, Jesus Cristo o Filho de Deus foi batizado e ungido com o Espírito Santo, iniciando a última semana de anos. Na metade da semana, ou seja, no ano 31 d.C., o Salvador deu sua vida na cruz do Calvário, em expiação pelos nossos pecados. E três anos e meio depois, no ano 34 d.C., Estevão, a última testemunha enviada à nação israelita, foi martirizado. Os 490 anos cortados ou determinados para a nação judaica terminaram no ano 34 d.C. Subtraindo os 490 anos dos 2300 anos, restam 1810 anos, que somados ao ano 34 chegam ao ano 1844, precisamente em 22 de outubro, equivalente ao 10º dia do sétimo mês judaico, o Dia da Expiação.

PARA REFLETIR

“Ele nunca falhou, repouse em suas promessas.”
Paulo Correia