Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 43 | 25/10 | Que Ele seja o primeiro

TEXTO BÍBLICO "E diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém." Apocalipse 4:2 Para ter uma melhor compreensão do texto bíblico, é importante que se compreenda que a Bíblia é um livro essencialmente de literatura judaica. Isso quer dizer que se compreendermos alguns detalhes da forma judaica de escrever, teremos uma […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"E diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém." Apocalipse 4:2

Para ter uma melhor compreensão do texto bíblico, é importante que se compreenda que a Bíblia é um livro essencialmente de literatura judaica. Isso quer dizer que se compreendermos alguns detalhes da forma judaica de escrever, teremos uma melhor compreensão do texto bíblico. E um dos aspectos importantes na literatura judaica é a repetição das palavras no texto. Trata-se de uma figura linguística usada para enfatizar o tema principal. Assim, uma das maneiras de descobrir o tema central de um capítulo na Bíblia é procurar a palavra que mais é repetida no texto. Tomemos como exemplo o capítulo 4 do Apocalipse. Olhe e tente descobrir a palavra que mais se repete. Alguém descobriu que palavra é essa? Se você respondeu “trono”, acertou. Essa é uma das palavras mais importantes do Apocalipse. Para você ter uma ideia, ela aparece 62 vezes no Novo testamento, 47 são no Apocalipse e destas 47 vezes, 14 são no capítulo quatro. Esse capítulo poderia ser chamado de o capítulo do trono. Os primeiros leitores do livro compreenderam melhor a importância desse capítulo por causa do contexto em que eles viviam. Todos os cristãos no tempo do Apóstolo João viviam pensando em quem se assentaria no trono de Roma. O trono era um importante tema na vida diária deles. Eles viviam se perguntando: quem será o próximo Imperador a sentar-se no trono, será mais um louco sanguinário que irá nos perseguir e matar como tem acontecido até aqui?

Por isso, no começo do capítulo, quando João diz no verso dois: “Vi um trono e vi quem estava assentado nele”, os primeiros leitores devem ter ficado sem fôlego. Em seguida, com uma belíssima descrição ele diz que quem está assentado no trono não é um homem louco e autoritário, mas sim “Aquele que vive para todo o sempre” (v. 9), Jesus Cristo.

João está dizendo aos leitores: não se preocupem com quem está ou quem irá assentar-se no trono de Roma, pois eu vi o trono mais importante do universo, aquele que está acima de todos os tronos. Quem está assentado no trono do universo é o nosso Senhor e Salvador. Essa compreensão deve ter levado os primeiros leitores do livro a lágrimas de alegria. Imagino que essa reflexão seja importante para nós que vivemos nos últimos dias. Não devemos viver aflitos com quem está assentado no trono de Brasília, da Casa Branca ou do Vaticano. Podemos ter a certeza de que Aquele que se assenta no trono do universo está lutando por seu povo para os defender e guardar. E se Ele é capaz de cuidar do trono do universo, será que Ele não seria capaz de cuidar do trono do nosso coração? Sobre o trono do universo Ele é soberano por direito, mas sobre o trono do coração, Ele só poderá ser soberano por convite.

PARA DISCUTIR

1. Quais coisas nos impedem de permitir que Cristo seja o soberano no trono do nosso coração?

2. Você consegue lembrar de alguém que esteja angustiado (a) com o atual cenário do mundo de violência, instabilidade política e econômica, sofrimento etc.? O que o nosso PG poderia fazer para apresentar a esperança bíblica para essa pessoa? Quando iremos começar?

Podemos dizer nesse momento: Senhor, eu te convido a sentar-se sobre o trono do meu coração. Isso seria ótimo, mas é possível que escutemos a suave voz do Espirito nos dizendo: Filho, como Jesus Cristo poderá sentar-se sobre o trono do seu coração se este já está ocupado pelo egoísmo, vaidade, crítica, infidelidade, mentira etc? Então, antes de dizermos “Senhor, enche-me”, deveríamos dizer: “Senhor, esvazia-me”, e isso se faz de joelhos. Como dizia o pregador Dwight L. Moody: “Um lugar em pé diante do trono, no Céu, é a consequência de ter estado sempre de joelhos, diante do trono, na terra”.

PRA NÃO ESQUECER

"Somos criaturas divididas,, correndo atrás de álcool, sexo e ambições; desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia." C. S. Lewis