Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 42 |16/10 | Fé provada no fogo

TEXTO BÍBLICO “Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”   […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”   -  Daniel 3:16-18

Pela pressão dos que lhe rodeavam e pela força de seus costumes e tradições, Nabucodonosor, cujo coração não fora ainda transformado, movido pela ambição e o desejo de exaltação própria, aceitou a sugestão de fazer uma imagem para testar a lealdade dos seus súditos. A construção de uma grande estátua de Nabucodonosor e a exigência de que os hebreus adorassem a monstruosidade, foi a ocasião para o julgamento. A recusa dos amigos de Daniel em seguir este mandato resultou na ira do rei e em uma grande demonstração da realidade e do poder de Deus.

Sobre os amigos de Daniel, acredita-se que exista associação de Hananias (Shadrach) a Hanumu, designado “chefe dos mercadores reais”; associção de Abednego (Azarias) com Ardi-Nabu, “secretário do príncipe herdeiro” (isso é, Amel-Marduque); e de Misael (Meshach) com Mushallim-Marduque, um dos “superintendentes das moças escravas”.

Daniel e seus três amigos haviam recebido posições de liderança e alguns dos astrólogos babilônios se ressentiam com isso. Na primeira oportunidade, tentaram se livrar desses intrusos estrangeiros. 

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego são agora chamados de culpados, e três acusações são feitas contra eles: (1) eles não prestaram atenção ao rei (e suas ordens), (2) eles não serviram aos deuses do rei, e (3) eles se recusaram a adorar a estátua de ouro que o próprio rei havia montado. A penalidade por tais ações era a morte.

A ira do rei cresceu. A fornalha foi aquecida sete vezes mais que o de costume e os soldados que lançaram os jovens hebreus na fornalha morreram pelo calor do fogo. Os três servos caíram estrepitosamente na fornalha. O rei espera ver esses jovens hebreus se desintegrarem, mas a surpresa foi maior. “Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.” (Daniel 3:24, 25).

O rei concluiu convidando os três jovens a saírem do meio do fogo. O rei e seus conselheiros observaram a aparência e vestimentas dos jovens que não tinham nem cheiro de fumaça e o rei conclui abençoando o Deus deles e dando um decreto, reconhecendo que só o Deus deles merecia adoração.

Como nos dias de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, no período final da história da Terra, o Senhor operará poderosamente em favor dos que ficarem firmes pelo direito. Aquele que andou com os hebreus valorosos na fornalha ardente, estará com os Seus seguidores em qualquer lugar. Sua constante presença confortará e sustentará. Em meio do tempo de angústia — angústia como nunca existiu desde que houve nação — Seus escolhidos ficarão firmes. Satanás, com todas as forças do mal, não pode destruir o mais fraco dos santos de Deus. Anjos magníficos em poder os protegerão, e, em favor deles, Jeová Se revelará como “Deus dos deuses” (Daniel 2:47), capaz de salvar perfeitamente os que nEle puseram a sua confiança.

Pausa para Discussão

1.  O que você faz quando seus princípios e valores são colocados à prova? Você faz a vontade da maioria?

2.  Você está disposto a defender o que crê até a morte?

3  E quando a história se repetir e você for obrigado a transgredir o sábado e guardar o domingo, sob pena de morte, o que você fará?

4.  Qual a promessa de Deus para os fiéis dos últimos dias?