Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 41 – A história do mundo – 08/10 [T.4 – Ep. 02]

TEXTO BÍBLICO “Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.” Daniel 2:19 Depois da prova dietética e com nuances de idolatria, Daniel e seus amigos estavam agora diante de mais uma prova. Nabucodonosor tivera um sonho bastante perturbador, de forma que não se deixaria ser […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.” Daniel 2:19

Depois da prova dietética e com nuances de idolatria, Daniel e seus amigos estavam agora diante de mais uma prova. Nabucodonosor tivera um sonho bastante perturbador, de forma que não se deixaria ser ludibriado facilmente. Aquele sonho causara tão profundas impressões no imperador, que ele estava disposto a provocar um verdadeiro morticínio se suas exigências não fossem atendidas. Mesmo em meio à prova, Daniel se manteve sereno e buscou sabedoria no único lugar possível. O texto para reflexão de hoje mostra que Deus veio em socorro do profeta, desvendando quadro a quadro da história do mundo através daquela visão. O curto texto não nos permite detalhes, mas aquela estátua de diversos metais e areia tinha um recado poderoso para humanidade.

“Nos anais da história humana, o desenvolvimento das nações, o nascimento e queda dos impérios, aparecem como que dependendo da vontade e proeza do homem; a configuração dos acontecimentos parece determinada em grande medida pelo seu poder, ambição ou capricho. Mas na Palavra de Deus a cortina é afastada, e podemos ver acima, para trás e pelos lados as partidas e contrapartidas do interesse, poder e paixões humanos — os agentes do Todo-misericordioso — executando paciente e silenciosamente os conselhos de Sua própria vontade.”– {PR 253.7} E. G. W

Daniel foi o porta-voz de Deus para declarar àquele monarca que o seu reino, bem como todos os outros que surgiriam após ele, teriam fim, porém, “O Grande Deus” (v.45) haveria de suscitar um reino que “subsistirá para sempre” (v.44).

Babilônia (cabeça de ouro), Medo-Persa (peito e braços de prata), Grécia (ventre e quadris de bronze), Roma (pernas de ferro e pés de ferro e barro), teriam seus momentos de glória. Mas, por fim, cumprindo a profecia, apesar das tentativas de unir o ferro com o barro através dos históricos contratos de casamento (v.43), “chegamos então aos dias das modernas nações da Europa que nunca mais foram unificadas”. Muito pelo contrário, até hoje vemos os resultados da teimosia humana em querer unir o que “não se mistura” (v.43). “Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação” (v.45). E nós estamos no limiar de contemplar com os nossos próprios olhos o que aquele rei viu em sonho. Pois eis que Cristo “vem com as nuvens, e todo olho O verá” (Apocalipse 1:7). Quando este dia chegar, os justos não receberão “muitos e grandes presentes” (v.48) de reis da Terra, mas serão coroados de glória pelo próprio “REIS DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19:16). E não receberão honras em palácios terrenos (v.49), mas terão lugar no palácio de Deus (Jo 14:1-3).

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Que aspectos dessa profecia mais lhe chamam atenção?
  2. Em que parte da estátua estamos?

O nosso coração se enche de júbilo por saber que Deus está no controle da história. Ele nunca será surpreendido por um desafio maior que Ele. Deixe Deus ser também Senhor da sua história, essa é uma decisão desafiadora, mas não há arrependimento.

PARA REFLETIR

“Nada foge do controle de Deus, Ele não só acompanha a história, como muitas vezes é autor dela.”
Paulo Correia