Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 41 | 11/10 | Tudo o que eu preciso

"E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para servir a Seu Deus e Pai." Apocalipse 1:5,6 Esse belíssimo texto faz […]


  • Compartilhar:

"E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para servir a Seu Deus e Pai." Apocalipse 1:5,6

Esse belíssimo texto faz parte da introdução do livro do Apocalipse, mas algumas vezes nós o lemos de maneira tão apressada e superficial que deixamos de observar que ele traz uma das mais lindas aplicações de todo o livro. Nesse texto, Jesus Cristo é apresentado por meio de três atributos. Segundo o dicionário, atributos são as particularidades, qualidades e características que são próprias de alguém ou de algo.  Estas são as qualidades ou características de Cristo no início do livro:

1º Atributo “Fiel testemunha”

Ele é a fiel testemunha sobre Deus para nós e sobre nós para Deus. Testemunha é alguém que viu e conhece profundamente algo ou alguém. Ninguém conhece a nós ou a Deus como a fiel testemunha Jesus Cristo.

2º Atributo “Primogênito dos mortos”

A palavra primogênito pode significar “Primeiro” = o primeiro a vencer a morte, ou “Primazia” = primazia de honra e poder como descrito em Colossenses 1:15.

3º Atributo “Soberano dos reis da terra”

Essa é uma profecia messiânica tirada do Salmo 89:27. Satanás prometeu a Jesus soberania sobre os reis da terra mediante adoração. Ele conquistou por meio da cruz.

O verso então nos mostra que esses três atributos nos trazem três ofertas da Graça.

1º Atributo: “Fiel testemunha”, o absoluto conhecimento que Jesus tem sobre nós, lhe dá motivos suficientes para não nos amar, mas apesar disso Ele nos oferece a primeira oferta da Graça.

1ª Oferta da Graça: “Aquele que nos ama” (v.5). Ele nos ama! Existe melhor notícia do que essa? Esse termo está no particípio presente. Sugere uma ação presente e contínua. Poderia ser traduzido como: “Ele nos ama agora e segue nos amando”.

2º Atributo: “Primogênito dos mortos”.

2ª Oferta da Graça: “Em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” (v.5). Esse termo está no particípio aoristo, sugere uma ação completa no passado. O amor oferecido é presente e contínuo, já a libertação do pecado é uma ação passada e completa, a preço de sangue. Poderia ser traduzido como: “Ele nos lavou completa e definitivamente”.

3º Atributo: Ele é o “Soberano dos reis da terra”.

3ª Oferta da Graça: “nos constitui reis e sacerdotes” (v.6). Esse termo está no aoristo indicativo, denota algo que já foi ideal e potencialmente realizado por Deus. Ele já nos vê como reis e sacerdotes do Seu reino celestial. Poderia ser traduzido como: “Em Cristo já somos reis e sacerdotes do Reino celestial”.

PARA DISCUTIR

1.  Como você descreveria a Graça? Você realmente sente-se amado por Deus?

2.  Em sua opinião, como deve viver aquele que é Amado por Cristo, que tem seus pecados lavados pelo sangue do cordeiro e que já é visto como rei e sacerdote do reino celestial?

Descanse na grandiosa graça de Cristo que a tão alto custo conquistou salvação, perdão e um reino eterno para você. Saiba que a melhor maneira de expressar gratidão pela graça, é viver uma vida de obediência. Na verdade, a compreensão da graça é a base da verdadeira obediência. Então viva à altura do reino e do sacerdócio que aguardam você.

PRA NÃO ESQUECER

"Pode haver marca dos defeitos na vida de um indivíduo; contudo, quando ele se torna um verdadeiro discípulo de Cristo, o poder da divina graça transforma-o e o santifica." Ellen White - Atos dos Apóstolos, pág. 313.