Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 41 |09/10| Verdadeira revelação X falsa revelação

TEXTO BÍBLICO “... tu és a cabeça de ouro” - Daniel 2:38 Os acontecimentos de Daniel 2, servem para revelar o poder e a fidelidade do Deus de Israel. Nesse capítulo, Daniel apresenta o contraste entre a revelação de Deus e os costumes pagãos de: olhar o fígado, consultar agoureiros, praticar a cartomancia, consultar os mortos […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“... tu és a cabeça de ouro” - Daniel 2:38

Os acontecimentos de Daniel 2, servem para revelar o poder e a fidelidade do Deus de Israel. Nesse capítulo, Daniel apresenta o contraste entre a revelação de Deus e os costumes pagãos de: olhar o fígado, consultar agoureiros, praticar a cartomancia, consultar os mortos ou praticar a adivinhação. Tais práticas são condenadas por Deus na Bíblia (Levíticos 19: 31; Levíticos 20:27; Êxodo 22: 18; Isaías 8:19,20). Enfatiza que cultivar sempre o temor de Deus dá sabedoria e poder,  além de nos unir a Ele e nos fazer fortes. Mostra que Deus nos chamou para sermos testemunhas de Seu amor e para revelar Sua vontade para aqueles que não O conhecem.

O capítulo revela que Nabucodonosor esqueceu o que havia sonhado. Na Babilônia, se um homem esquece seu sonho, isto quer dizer que seu deus está irritado com ele. Nabucodonosor queria conhecer a única explicação possível e verdadeira de seu sonho. Como os adivinhos não conseguiram revelar o sonho, nem sua interpretação, o rei decretou a morte de todos eles.

Assírios e Babilônios eram conhecidos pela sua crueldade. Cortar em pedaços os corpos dos inimigos e queimar suas casas, eram práticas comuns na antiga Mesopotâmia.  Daniel e seus companheiros também deveriam morrer. Diante desse ocorrido, Daniel informa ao rei que “há um Deus no céu, o qual revela os mistérios...” (Daniel 2:28).

A frase chave em todo o livro é “O Deus do Céu”. O Deus do Céu responde; o Deus do Céu revela os mistérios; o Deus do Céu controla a história e revela os segredos. A resposta de Deus abrange mais que o destino do profeta, o que estava em jogo era o destino do mundo. Daniel recebe a revelação e louva a Deus, logo ele é conduzido para dar a revelação e a interpretação perante o rei Nabucodonosor.

Por meio desse sonho, Deus revelou a história da humanidade, o juízo e o estabelecimento do Reino de Eterno. Daniel falou: “... tu és a cabeça de ouro” (Daniel 2:38). Cabeça é início, o começo no hebraico. Jeremias compara Babilônia a uma taça de ouro (Jeremias 51:7). Os babilônicos também aperfeiçoaram a matemática, com a invenção do círculo de 360 graus e a hora de 60 minutos. Eram politeístas e divinizavam o rei.  Nabucodonosor foi o representante e fundador do império Neobabilônico. Babilônia foi o primeiro centro comercial do mundo.

O propósito de Daniel 2 é mostrar um esquema inalterável da história universal, onde o quarto reino é a chave para entender todo o processo histórico até o fim. Inicia com o Império Neobabilônico (605-539), passando por um segundo e terceiro reino (2:39), alcançando um quarto reino que sofre a “divisão” (2:40,41), seguindo um processo histórico terminal consistente em querer voltar a misturar as fragmentações da divisão do quarto reino (2:42,43), e acabando com uma intervenção Divina, ao final dos tempos que implanta o Reino de Deus, destruindo os reinos existentes (2:44,45).

O desejo de Deus é que Nabucodonosor, você e eu façamos parte desse reino.

Pausa para Discussão

1.  O que você pode comentar, na experiência de Daniel e seus companheiros, a respeito da passagem  bíblica de Mateus 18:19?

2.  Discuta com o grupo, qual é o objetivo do dom profético de Daniel 2?

3.  De que modo a revelação dada a Daniel foi uma bênção não só para o rei, mas para todos os seus assessores?