Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 40 |02/10| Babilônia x Jerusalém

TEXTO BÍBLICO “Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência  em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos”   -  Dan. 1:17 (ARA) O livro de Daniel começa com um confronto militar: Babilônia contra Jerusalém, porém, além da guerra local que envolvia os dois […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência  em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos”   -  Dan. 1:17 (ARA)

O livro de Daniel começa com um confronto militar: Babilônia contra Jerusalém, porém, além da guerra local que envolvia os dois reinos históricos, o autor apresenta ainda, o conflito universal. É um movimento de usurpação por parte da Babilônia. O povo de Deus e os utensílios sagrados do Templo agora se convertem em propriedade de Nabucodonosor (Daniel 1:1,2). Acorrentados, desarraigados os judeus perderam tudo. O passado, a esperança, as identidades, os valores tudo fora comprometido. Babilônia tem substituído Jerusalém. Nabucodonosor tem substituído ao Deus de Judá e o pior é que esses acontecimentos representam o juízo de Deus: “E o Senhor entregou nas suas mãos” (Daniel 1:2).

Nabucodonosor colocou os vasos de Jeová em Esagila, o templo de Marduk, o deus chefe da Babilônia. Ele queria exaltar Marduk e humilhar Jeová, afirmando que o Deus de Israel estava sujeito ao seu deus. Essa ação, por parte do rei, daria a Jeová uma excelente oportunidade para demonstrar duas coisas: primeiro - O Senhor não está sujeito a ninguém. Ele é o Soberano do universo; segundo - foi o Senhor, e não Marduk, quem deu a Nabucodonosor a vitória.

Daniel declara que homens da nobreza foram escolhidos. Os jovens judeus eram de quinze a vinte anos de idade, estavam em excelente condição física, bonitos na aparência e afiados intelectualmente. Eles deveriam ser ensinados nos escritos e na língua dos caldeus. Os caldeus eram a classe privilegiada, a elite de várias classes de homens sábios na Babilônia. Os reis da Babilônia pertenciam a esta classe. A pretensão era mudar a mente e o coração daqueles jovens, fazer com que eles se esquecessem do seu Deus. Mudando a cultura, língua, comida, vestimenta, identidade e até o nome (caráter).

Os nomes foram mudados: Daniel (Deus é meu juiz) virou Beltessazar (Príncipe de Bel); Ananias (Yahweh é gracioso) virou Shadrach (Comando de Aku); Misael (Quem é como Deus?) virou Mesaque (Quem é como Aku?); e Azarias (Javé ajudou) virou Abednego (Servo de Nebo). Bel, Aku, e Nebo eram deuses babilônicos.

Durante toda sua vida, Daniel se recusou a aceitar a identidade babilônica. Ele resolveu firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se (Daniel 1:8). Dez dias fizeram a diferença. Com seus atos, ele demonstrou sua fé no Criador. Ele escolheu a dieta proposta pelo Senhor (Gênesis 1:29). Com isto, Daniel nos ensina que a fé inclui nossa vida espiritual e nosso corpo.

O Senhor diz: “aos que me honram, honrarei” (I Samuel 2:30). Deus honrou seus filhos na Babilônia. Deus estava em primeiro lugar para ele. Nada devia interferir em sua comunhão com Deus, por isso, cuidava sua alimentação (saúde). Era um homem de oração, especialmente, nos momentos de necessidade.

No primeiro capítulo de Daniel, vemos Jerusalém derrotada e cativa. No final do capítulo, quem é subjugada, derrotada e passa pelo esquecimento na história é Babilônia; e os descendentes de Jerusalém, sobrevivem ao cativeiro. Por outro lado, Daniel 1 apresenta que a queda de Babilônia é o cumprimento das promessas de Deus. O Senhor prepara para seus filhos uma salvação de dimensões históricas e repercussões cósmicas. Deus cumpre suas promessas (II Crônicas 36:21-23; Isaías 45:1-13).

“ASSIM COMO DEUS CHAMOU DANIEL PARA TESTEMUNHAR POR ELE EM BABILÔNIA, ELE NOS CHAMA PARA SERMOS TESTEMUNHAS SUAS NO MUNDO HOJE” (ELLEN G. WHITE, PR – 487).

Pausa para Discussão

1. Você acha que o mundo em que vivemos hoje, está tentando mudar nosso estilo de vida, vestimentas e até nosso caráter, assim como aconteceu com Daniel na Babilônia?

2. Mesmo que as coisas pareçam descontroladas, você tem visto o agir de Deus em sua vida?