Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 39 |27/09|Dias difíceis

TEXTO BÍBLICO "Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil." II Timóteo 3:1-5 Um cristão genuíno não se assemelha às pessoas que Paulo cita em II Timóteo 3:1-5. É importante notar que esses indivíduos operam sob o disfarce da religião: “Tendo aparência de piedade, mas negando o poder dela” (2Tm 3:5). A […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil." II Timóteo 3:1-5

Um cristão genuíno não se assemelha às pessoas que Paulo cita em II Timóteo 3:1-5. É importante notar que esses indivíduos operam sob o disfarce da religião: “Tendo aparência de piedade, mas negando o poder dela” (2Tm 3:5). A palavra “piedade” (eusebeias), pode ser traduzida por religiosidade. Eles são "religiosos", mas agem como se não fossem. Pelo menos dezoito características diferentes estão listadas aqui (v. 2-5), e Paulo poderia ter desenvolvido um pouco mais a lista. Alguns exemplos: há uma ênfase no amor, amantes de si mesmos, amantes do dinheiro (cobiçosos), amantes dos prazeres.

Como observado, o coração de todo o problema é um problema no coração. A essência da fé é amar a Deus supremamente, e a nosso próximo como a nós mesmos (Mt 22: 34-40), mas se nos amarmos supremamente, não amaremos a Deus ou ao próximo.

"Desobediente aos pais" sugere que essa rebelião chega à família. As crianças são ingratas e profanas em sua atitude em relação aos pais.

A expressão “sem afeição natural” parece aludir ao amor natural que Deus colocou nos homens, nas mulheres e nas famílias, substituído pelo amor não natural que Deus condenou (Rm 1:18–27; 1Co 6:9–10). É uma confusão e Deus julgará esses atos antinaturais (Rm 1:28-32).

“Amantes de prazeres mais do que amantes de Deus” não sugere que devemos escolher entre o prazer e Deus; porque quando vivemos para Deus, desfrutamos dos maiores prazeres (Sl 16:11). A escolha é entre o prazer inconsequente ou amor a Deus. Se amarmos a Deus, também desfrutaremos da plenitude da vida, mas os prazeres do pecado durarão por um breve período até este ser definitivamente erradicado (Hebreus 11:25). Estes exemplos indicam o quanto a lei de Deus seria substituída pelas leis do coração carnal e corrompido, revelando a verdadeira religião de muitos crentes – a religião dominada pelas paixões humanas e não a dominada pela ação do Espírito.

PARA DISCUTIR

  1. O que é necessário ocorrer em nossas vidas para que a nossa religião seja de fato verdadeira?

2.  O que precisamos fazer como cristãos para impedir que estas profecias negativas se cumpram em nossa vida?

Deus, as pessoas e as coisas fazem parte de nossa vida, portanto, devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas. Mas se começarmos a nos adorar, vamos ignorar a Deus e começar a amar as coisas e usar as pessoas. A graça de Cristo deve ter a liberdade de nos redimir gratuitamente, mas deve também receber de nós a permissão para mudar o corrompido coração. O processo é doloroso, mas recompensador. Os dez mandamentos são apenas o reflexo do que deve ser a essência das nossas lutas e perseverança, tudo isto, por amor a Deus e ao nosso próximo.

PRA NÃO ESQUECER

"Quando um homem se torna melhor, compreende cada vez mais claramente o mal que ainda existe em si. Quando um homem se torna pior, percebe cada vez menos a sua própria maldade." C. S. Lewis