Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 39 |25/09| Confiança irretocável; resultados incalculáveis

TEXTO BÍBLICO “Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” I Pedro 2:12 Ser um verdadeiro mordomo é prosperar no cumprimento do chamado de Deus para ter uma vida piedosa. Ser […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.” I Pedro 2:12

Ser um verdadeiro mordomo é prosperar no cumprimento do chamado de Deus para ter uma vida piedosa. Ser piedoso significa refletir a perfeição em nossa própria esfera, revelando piedade com contentamento, a cada dia, em nossa maneira de viver e de lidar com os recursos que Deus nos confiou. Deus nos dá a capacidade de praticar um estilo de vida diferente de qualquer outro na Terra. Consequentemente, essa prática e esse estilo de vida, proporcionam benefícios pessoais, crescimento espiritual, oportunidades para influenciar e para conquistas eternas. 

Não foi por acaso que Cristo dedicou a maior parte dos Seus ensinamentos a temas relacionados com a mordomia cristã. Também não é um acidente que 17, das 36 parábolas de nosso Senhor Jesus Cristo, tinham que ver com propriedade e posses. Se este é um assunto que está ligado as principais atividades e rotinas da nossa vida, precisamos aprender a viver de forma intencional em casa, no trabalho, no lazer e em todos os ambientes, influenciando as mentes e os corações das pessoas que nos cercam.

Em sua essência, a mordomia cristã é Deus oportunizando aos Seus filhos na Terra, o modo de vida do Céu. Enfim, a vida de um verdadeiro mordomo é um reflexo da fé que ele já possui e não do que ainda terá. Isso mostra claramente que quando não praticamos a mordomia cristã, consequentemente, estamos influenciando negativamente e prejudicando a eficiência da pregação do evangelho.

“Quando os seguidores de Cristo Lhe devolvem o que Lhe é devido, estão acumulando tesouro que lhes será entregue quando ouvirem as palavras: ‘Bem está, bom e fiel servo [...] entra no gozo do teu Senhor”. Não somente por isso, mas, também por isso, precisamos retornar à base de nossa fé, nossa confiança em Deus e em Sua Palavra, lembrando o que Deus prometeu: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (I Coríntios 2:9-10).

Portanto, precisamos entender que “onde quer que haja vida igreja, há aumento e crescimento. Ao darmos do que recebemos, aumentamos nossa capacidade de receber. Desse dar e receber, depende a vida e o crescimento da igreja. Aquele que recebe, mas nunca dá, logo deixa de receber”.

Pausa para Discussão

1. De acordo com a sua compreensão, a fidelidade a Deus deve ser exercida além do aspecto material e financeiro?

2. Quais podem ser as principais consequências de não praticarmos a mordomia cristã?

3. Que pensamento vem a sua mente ao saber que Deus tem grandes recompensas para aqueles que Lhe são fiéis, em todos os aspectos?