Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 38 |18/09| Principais marcas de um mordomo

TEXTO BÍBLICO “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”  - i Coríntios 4:1 e 2 As marcas de um mordomo cristão, são reflexos do amor de Cristo, […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”  - i Coríntios 4:1 e 2

As marcas de um mordomo cristão, são reflexos do amor de Cristo, mediante nosso relacionamento com Ele. Quando vivemos e praticamos os traços de caráter de Jesus, revelamos nossas marcas. Nossa marca é Sua marca; nossa identidade está associada à dEle. Assim sendo, devemos demonstrar que somos fiéis, leais, íntegros, obedientes, confiáveis e amorosos. Deus foi e é tudo isso para nós, e é isso que faz da mordomia cristã um tema abrangente, profundo e determinante para a vida e caminhada cristã. Acima de tudo, Jesus, o Deus que veio até nós, é a demonstração de que podemos confiar completa e totalmente nEle.

São essas marcas que nos tornam verdadeiros mordomos, pois Deus nos avalia não com base no quanto falamos sobre elas, mas o quanto as praticamos no nosso dia a dia e, principalmente, como as exercitamos em relação a tudo que Ele nos confia, como nosso tempo, nossos talentos, nosso corpo e nossos recursos e bens. Essas marcas são o padrão divino para avaliar todos aqueles que entendem o propósito da existência humana e buscam retribuir tudo que recebem ou possuem, a altura da expectativa do céu.  A luz do que aconteceu com Caim e Abel, precisamos ter em mente que toda adoração destituída dessas marcas, não passa de rebeldia. Ambos vieram adorar a Deus, mas apenas no tipo de adoração de Abel, percebemos as marcas principais de um mordomo.

De todas as marcas, a confiança é a palavra principal entre todas, pois se o mordomo não for confiável, ele não pode ser mordomo. Para confiarmos em alguém é preciso conhecê-lo bem de perto e a fundo. No contexto da confiança, antes de emprestarmos um dinheiro a alguém queremos primeiro saber se vamos recebê-lo de volta. Na vida real é assim: queremos saber algo sobre a pessoa para, então, confiar nela. E isso acontece nos aproximando, passando tempo e observando como tal pessoa se comporta. O mesmo acontece em nosso relacionamento com Deus. Precisamos estar aptos para Ele confiar em nós.

Temos evidências bíblicas e práticas suficientes para nos convencer de que podemos verdadeiramente confiar em Deus. Só acreditar não é suficiente. Precisamos confiar em Deus e deixá-Lo fazer Sua obra em nós. Caso contrário, não confiamos, não nos entregamos, e Deus não pode nos ajudar.

Pausa para Discussão

1. De todas as marcas principais apresentadas, qual você julga ser a mais essencial para um verdadeiro mordomo e por quê?

2. Ao seu ver, qual das principais marcas resumem o nosso relacionamento com Deus?

3. Indique qual das principais marcas precisa ser reforçada em sua vida? Como você pensa em fazer isso?