Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 37 – Um coração renovado – 10/09 [T.3 – Ep. 11]

TEXTO BÍBLICO “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10 Qual o milagre de Cristo que mais lhe impressiona? Provavelmente a ressureição. E se você continuasse a enumerar por ordem de importância, qual seria sua lista? Às vezes um coração transformado nem entra na conta de milagres. […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10

Qual o milagre de Cristo que mais lhe impressiona? Provavelmente a ressureição. E se você continuasse a enumerar por ordem de importância, qual seria sua lista? Às vezes um coração transformado nem entra na conta de milagres. Sem dúvida, os Evangelhos dedicam um tempo significativo a relatar os milagres feitos por Cristo (João é quem menos se deteve neles). Você considera um milagre a transformação do coração? Para mim é importante saber que Cristo curou um cego, mas é igualmente importante ver ele trazer visão espiritual à vida. É maravilhoso se deleitar em ver o Mestre fazer um paralítico andar, mas também me encanta ver Jesus nos tirar da paralisia espiritual. O nosso coração se aquece ao vê-Lo purificar o leproso, mas o que dizer de quando Ele limpa uma vida? Como não se impressionar com uma ressureição física? Contudo, nos enche de alegria contemplar a ressureição de vidas espirituais. Esse milagre envolve a vida como um todo; no caso de Zaqueu, alcança até o seu ponto mais fraco: os tesouros terrestres. Alguém que foi genuinamente salvo não fará cálculos para ver a possibilidade de ser fiel.

Zaqueu era alguém desacreditado, um traidor do seu povo. Um homem desonesto, que sem dúvida estaria nas páginas principais dos jornais, envolvido em algum provável escândalo. Nos dez versos que contam a sua história vemos o milagre da transformação. De ladrão a generoso, não se contentou apenas em parar de roubar, mas devolver o que foi roubado com as devidas atualizações, além de dividir com os mais necessitados, metade daquilo que era seu. Zaqueu é um dos muitos que, após um encontro com Cristo, teve sua vida completamente mudada. É lamentável que nos dias atuais esse seja um milagre pouco apreciado e muito menos ansiado. Os outros milagres resolvem situações circunstanciais, mas aceitar a Cristo e ter a vida transformada por Ele nos eterniza.

“Não é genuíno nenhum arrependimento que não opere a reforma. A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados; é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. Santidade é integridade para com Deus; é a inteira entrega da alma e da vida para habitação dos princípios do Céu.”–{DTN 388.3} E. G. W.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Na sua opinião qual é o maior milagre de Cristo?
  2. Por que um coração transformado é um milagre?

PARA REFLETIR

“Não há milagre de um novo coração sem um novo Rei em nosso coração.”
Paulo Correia