Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 37 - 15 de setembro - superando as dores do passado

SUPERANDO AS DORES DO PASSADO “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13,14 A vida […]


  • Compartilhar:

SUPERANDO AS DORES DO PASSADO

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13,14

A vida para ser vivida é preciso ser provada. E quantas já foram as provas vividas, os obstáculos vencidos ou mesmo as falhas e erros que passamos ao longo de uma vida. Algumas vidas são mais marcadas com as dores do que outras, mas todos nós trazemos na bagagem alguma marca das provas do passado. Algumas trazem consigo dores que são difíceis de superar. Hoje, vamos refletir em algumas atitudes que podem ajudar a superar as dores de uma ferida que ainda não cicatrizou.

“A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. ” - Oliver Goldsmith

1. Esquecer o passado
O que significa esquecer o passado? Significa que você não pode deixar que um espírito de amargura, uma atitude ruim ou culpar outros consumam a sua vida. As dores do passado não devem estar no presente, elas pertencem ao passado. Você deve fazer o que o apóstolo Paulo diz em Filipenses 3:13, "...esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante" e não permitir
que as lembranças ruins do passado sejam alimentas. O passado deve ficar no passado, pois o presente precisa ser vivido. Porém, viver o presente relembrando o passado, é viver o que se passou sem a mínima possibilidade de mudar o que já ocorreu. Então, deixe o passado no passado e viva o presente.

2. Seguindo em frente
Já que o passado deve ficar no passado, precisamos idealizar o futuro, com os pés no presente. Dois sentimentos: amargura e esperança. Ao invés de vivenciar as amarguras de um passado de dor, que tal idealizar um futuro com esperança? A esperança é a irmã da fé que permite trazer alegria ao coração. Viver com esperança é crer que, pela fé, vamos ter dias melhores, pois “tudo posso nAquele que me fortalece. ” Filipenses 4:13. Ainda seguindo os conselhos do apóstolo Paulo em Filipenses 3:13, "...esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante", precisamos seguir em frente. “A melhor saída é seguir em frente. ” - Robert Frost

3. Concentrar-se em Cristo
No livro de 1 Crônicas 4.9-10 está registrado a história de Jabez, um homem que superou as dores do seu passado. Seu nome teve prevalência sobre o nome dos seus irmãos. Sua mãe lhe deu esse nome porque com dores o deu à luz. Mesmo estando carimbado por um passado de dor, Jabez reagiu a essa situação e superou esses traumas. Em sua oração, Jabez pediu bênção, prosperidade, presença e proteção de Deus. Ou seja, Jabez se concentrou em Deus e não nos problemas ou passado de dor.

Em mais um conselho do apóstolo Paulo, ele sugere que ao seguir em frente, siga com o foco em Deus e tudo o que Ele tem para oferecer por meio de Cristo. Em Filipenses 3:14, ele diz: “prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Concentre-se no alvo, defina a sua visão e corra em direção ao alvo todos os dias, e com Ele, você irá superar o passado, Ele te faz capaz: “Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres" (João 8: 36). Concentre-se em Cristo e, com Ele, você vai superar o passado, e será livre de um passado que o atormenta, para uma vida de esperança e alegria.

"Grande parte das doenças que afligem a humanidade tem sua origem na mente e só pode ser curada
restaurando-se a saúde da mente. Existem muito mais pessoas do que imaginamos, que estão
doentes mentalmente. A depressão produz muitos dispépticos, pois o problema mental tem uma
influência paralisante sobre os órgãos digestivos." Testimonies, vol. 3, pág. 184.

"Há uma enfermidade da alma que nenhum bálsamo pode alcançar, nenhum remédio curar. Orai por esses, e trazei-os a Jesus Cristo." Beneficência Social, pág. 71.

PARA DISCUTIR

1. Concentrar-se em Deus é buscá-lo sempre, fazendo-O o primeiro em nossas vidas. Que lugar tem Deus em sua vida? O que preciso fazer para me concentrar mais nEle?
2. Normalmente as dores do passado têm seus agentes personificados, pessoas que nos marcaram negativamente. Qual o primeiro passo para vencer essa dor?
3. Que atitude cristã me ajuda encarar o agente do meu passado de dor?
4. Minha vida é um testemunho vivo do poder de Deus aqui na terra. Estou sendo exemplo de uma vida de superação? Tem Cristo sido exaltado através da alegria de minha vida?
5. Tenho levado o evangelho de maneira eficiente às pessoas ao meu redor?

Conclusão
Para uma vida marcada pelas dores do passado, algumas atitudes precisam ser tomadas e, assim, poder vivenciar um presente com alegria e almejar um futuro com esperança. Então:
- Esqueça o passado, deixando-o lá
- Siga em frente, vivendo o presente
- Concentre-se em Deus, rogando dEle suas bênçãos, prosperidade, proteção e presença.
Ao tirar o foco dos nossos pensamentos do passado e colocarmos em Deus, certamente teremos êxito em quebrar as algemas da amargura e ressentimentos que afligem nossa vida.
Quer você hoje seguir os conselhos de Paulo e o exemplo de Jabez para sua vida?

 

Pr. Iranildo Ribeiro
Distrital Missão Nordeste