Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 36 – Milagre e gratidão – 03/09 [T.3 – Ep. 10

TEXTO BÍBLICO “E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?” Lucas 17:17 Alguém disse que a gratidão é a memória do coração. No texto de hoje aconteceu algo que poderíamos classificar como atípico, diante da pergunta feita por Cristo: “E onde estão os nove?”. No que diz respeito aos […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?” Lucas 17:17

Alguém disse que a gratidão é a memória do coração. No texto de hoje aconteceu algo que poderíamos classificar como atípico, diante da pergunta feita por Cristo: “E onde estão os nove?”. No que diz respeito aos seus milagres não vemos Jesus cobrando uma gratidão compulsória, mas no relato de hoje, após uma cura milagrosa de dez leprosos, Ele estranha apenas um retornar para agradecer. Claro que devemos levar em conta o que Jesus quis mostrar: que de onde menos se esperava brotou gratidão, justamente de um samaritano, proveniente de uma considerada sub-raça e de fé questionável e reprovável. Em seu ministério, sem dúvida, Jesus experimentou muitas vezes a ausência de gratidão. Mesmo tendo um amor altruísta, era natural estranhar a incapacidade do ser humano de perceber as dádivas imerecidas oferecidas pelo céu (a começar por Ele, a maior de todas as dádivas). A gratidão tem várias vertentes na vida cristã, mas o compromisso com a missão direta, através do uso dos nossos dons e talentos, e de forma indireta, por meio da doação dos nossos recursos, são parte dessa virtude.

Que momento fantástico quando dez homens têm a saúde devolvida, sobretudo a esperança. Voltar para casa, para os amigos, ser tomado por uma alegria que há muito tempo já tinha sido sepultada junto com seus sonhos… não podemos medir a fé exercida por cada um deles, mas podemos mensurar a gratidão. Você tem voltado para agradecer diante dos inúmeros milagres de Deus em sua vida? Quem é você nas estatísticas? Faz parte dos beneficiados não gratos ou de uma minoria que se nega a não demostrar gratidão verbal e prática? Não deixe a correria minar sua gratidão. Seja nos grandes ou “pequenos” milagres, que Deus se alegre com o nosso coração agradecido.

“Quando os dez leprosos foram purificados, apenas um voltou em busca de Jesus para dar-Lhe glória. Que nenhum de nós seja como os inconsiderados nove, cujo coração ficou insensível diante da misericórdia de Deus. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.” Tiago 1:17. – {CBV 233.2} E. G. W.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Você tem facilidade de perceber os milagres de Deus em sua vida?
  2. De que forma você costuma demonstrar gratidão a Deus por tais milagres?

O mais importante não é a quantidade de luz que recebemos, mas o que fazemos da luz que recebemos. Nesse caso, o samaritano, embora menos instruído que os judeus, usou melhor o que recebera.

PARA REFLETIR

“Não permita a ingratidão degenerar seu coração.”
Paulo Correia