Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 36 - 08 de setembro - Decisões Equivocadas

DECISÕES EQUIVOCADAS “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6) Assim como Saul, vez por outra somos tentados a tomar a frente de Deus. Queremos tudo ao nosso tempo. Saul possuía tudo que a maioria das pessoas gostaria. Ele era bonito, inteligente e rico. […]


  • Compartilhar:

DECISÕES EQUIVOCADAS

“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)

Assim como Saul, vez por outra somos tentados a tomar a frente de Deus. Queremos tudo ao nosso tempo. Saul possuía tudo que a maioria das pessoas gostaria. Ele era bonito, inteligente e rico. Seus atributos naturais o faziam destacar-se diante dos demais israelitas. Saul era uma pessoa que todos já imaginavam um futuro promissor. Se não bastassem todos esses privilégios, Saul ainda foi escolhido
como o primeiro rei de Israel e Deus era com ele (1 Samuel 10:7). Fantástico!

Algumas pessoas começam muito bem na estrada da vida, mas suas escolhas desastrosas as fazem terminar muito mal. Com Saul aconteceu exatamente isso. Ele deixou de ter comunhão com o SENHOR e, assim, passou a descer cada vez mais fundo no buraco da apostasia e derrota. Como bem observou o escritor Lopes, nas encruzilhadas da vida, o promissor Saul tomou pelo menos sete vezes o caminho errado.

O primeiro caminho errado foi o da impaciência (1 Samuel 10:8; 13-14). Diante da aparente demora do profeta Samuel, ele ofereceu o sacrifício que não estava autorizado a fazer. Aquela foi uma demonstração de falta de fé. Assim como Saul, vez por outra somos tentados a tomarmos a frente de Deus. Queremos tudo ao nosso tempo.

Um juramento insensato que quase mata o seu próprio filho e uma obediência parcial foram outros caminhos errados que Saul tomou na sua vida. Essas decisões foram cada vez mais endurecendo o seu coração.

A vaidade tomou conta de Saul de tal maneira que ele fez um monumento em homenagem a si mesmo. Obviamente, com toda essa vaidade, ele não poderia suportar alguém homenageando outra pessoa. Por isso, tomou outro caminho errado quando permitiu que um ciúme avassalador tomasse conta do seu coração enquanto as pessoas cantavam em homenagem a Davi.

Saul ficou com a visão tão voltada para suas próprias necessidades que mal percebeu a escuridão espiritual que se encontrava. Ele chegou ao ponto de consultar uma feiticeira. Obstinado a sempre fazer o que queria, Saul não deu mais ouvidos a nada ou ninguém, a não ser a sua própria consciência que, por sinal, já estava totalmente obscurecida pelo pecado.

Finalmente, Saul chegou ao fundo do poço. Ele poderia ter aproveitado a sua última chance. Antes da morte, nunca é tarde para começar uma nova vida. Porém, a obstinação e orgulho de Saul o fizeram tomar sua última decisão errada – o suicídio. Lamentavelmente, um homem promissor teve um final de terror.

"As qualidades pessoais do futuro líder eram de maneira que satisfaziam aquele orgulho íntimo que inspira o desejo de terem um rei. “Entre os filhos de Israel não havia outro homem mais
belo do que ele”. 1 Samuel 9:2. De porte nobre e digno, na flor da idade, garboso e alto, tinha ele a aparência de alguém que nascera para governar. No entanto, com tais atrações externas,
Saul era desprovido daquelas qualidades mais elevadas que constituem a verdadeira sabedoria. Não tinha aprendido em sua mocidade a dominar suas paixões temerárias e impetuosas; nunca sentira o poder renovador da graça divina." Patriarcas e Profetas, p. 448.

PARA DISCUTIR

1. Na sua opinião, qual foi o início da degradação de Saul?
2. Comparando a vida de Davi e Saul, você enxerga alguma diferença?
3. Qual decisão poderia ter mudado totalmente o rumo da história de Saul?
4. Durante a sua vida, o que irá ajudá-lo a não tomar as mesmas decisões desse rei?
5. Qual o melhor momento da vida para tomar decisões baseadas nas Escrituras?

Conclusão - Apelo

Há muito o que ser aprendido com a história da vida de Saul. Nossos talentos naturais ou recursos herdados e adquiridos não determinam o nosso futuro. São nossas decisões diárias que determinarão onde nos encontraremos nos próximos dias. Diariamente, o SENHOR concede a todos os seres humanos a oportunidade de conhecerem o Seu propósito e andarem com Ele. Os propósitos do SENHOR são
caminhos de vida. Escolha a cada dia andar no Seu caminho. Jesus disse: “ Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. ” (João 14:6).

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
1 Samuel 10:7; 1 Sm. 10:8; 13-14

Pr. Otávio Barreto - Ministério Pessoal - Associação Pernambucana