Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 36 | 06/09 | Não é meu, não pego!

TEXTO BÍBLICO "Não furtarás." Êxodo 20:15 Furtar ou roubar são diferentes em alguns aspectos, porém, ativos pelo mesmo princípio - tomar posse não autorizada do que não lhe é devido. Apropriar-se indevidamente do que pertence a outro pode ocorrer de maneiras diferentes daquilo que é tecnicamente denominado como furto ou roubo. Por exemplo, há fraudes, […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Não furtarás." Êxodo 20:15

Furtar ou roubar são diferentes em alguns aspectos, porém, ativos pelo mesmo princípio - tomar posse não autorizada do que não lhe é devido. Apropriar-se indevidamente do que pertence a outro pode ocorrer de maneiras diferentes daquilo que é tecnicamente denominado como furto ou roubo. Por exemplo, há fraudes, desfalques, roubos, extorsões, dívidas não sanadas e muitos outros, embora diferentes em alguns aspectos, porém ligados pelo mesmo princípio. Os versos de  Êx 21:16; 22:1–16; Lv 6:2-5; 19:11, 13; Dt 24:7 ampliam o significado do mandamento, impondo alguma penalidade, forma de restituição ou avaria pelo ato cometido, com o objetivo de evitar a dor causada aos outros, proteger a propriedade do cidadão, a capacidade de possuir algo e a manutenção da ordem social. A desonestidade, em todo o seu pormenor, está diretamente ligada à ideia do furto. É o que encontramos em Dt 5:17-19, pois o sétimo, oitavo, nono e décimo mandamentos estão conectados pela conjunção coordenativa "e", significando que ambos estão agrupados pelo mesmo princípio. Essa ordem contra o roubo também é reforçada repetidamente no Novo Testamento (Mt 19:18; Rm 2:21; 13:9; 1Co 6:10; Ef 4:28; Tt 2:10; 1Pe 4:15).

Para que a sociedade exista, este princípio deve ser salvaguardado, ou então não há segurança nem proteção.  Tudo seria pura anarquia. Este mandamento proíbe qualquer ato pelo qual, direta ou indiretamente, obtenhamos desonestamente os bens cretos ou abstratos de outros. Especialmente nestes dias, em que o aguçado senso de moralidade está ficando cada vez mais monótono, é bom lembrar que a adulteração de produtos, a ocultação de defeitos dos bens vendidos, a deturpação da qualidade, o funcionário que rouba o tempo de trabalho, a apropriação do que não foi previamente acordado, a negligência no cumprimento das obrigações trabalhistas, o emprego de falsos pesos ou medidas, o descumprimento de benefícios prometidos, salários mal pagos, horas extras não compensadas, deturpação dos dados do imposto de renda, apropriação de crédito pelo trabalho intelectual ou ideia que pertença a outro, entre tantos,  são todos os atos de um ladrão no mais pleno sentido da palavra. Se é lei, se é ético e se é moral, deve ser cumprido, mesmo que você tenha uma interpretação contrária.

PARA DISCUTIR

  1. Conte uma experiência sua ou de alguém que optou por ser honesto e justo ao invés de obter vantagens. o que a pessoa ganhou sendo justa?

2.  Por que muitos cristãos não pagam as suas contas mesmo conhecendo a reprovação divina?

Não roubar significa amar a justiça, a equidade e o trato justo àqueles que fazem a lei da sua vida valer pelos outros como fariam os outros a eles, cumprem a essência do amor, traduzido nos mandamentos, e recebem de Deus as mais preciosas bênçãos.

Por outro lado, podemos roubar de outras pessoas de maneiras mais sutis, defraudando-lhes sua fé em Deus por meio de dúvidas e críticas, através do efeito destruidor de um mau exemplo, por fofocas perniciosas e caluniosas que podem privá-las de seu bom nome e caráter. Portanto, todo ato de esperteza que visa se beneficiar através de contas não pagas, diminuição de receitas, lucrar às custas de outros ou “se dar bem” em vários aspectos da vida acadêmica, social e profissional se configuram em engano, roubo ou furto.

PARA NÃO ESQUECER

"Certamente você realizará o propósito de Deus, não importa como esteja agindo. Mas faz diferença se você serve como Judas ou como João." C. S. Lewis

Pr. Gilberto Theiss