Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 36 |04/09|Três passos perigosos

TEXTO BÍBLICO “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também”  -  Gênesis 3:6 A queda de Eva é uma demonstração clara dos três passos que […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também”  -  Gênesis 3:6

A queda de Eva é uma demonstração clara dos três passos que cada um de nós damos quando caímos na cobiça e, consequentemente, na ganância: ver, querer e pegar. Como todos os pecados, a cobiça começa no coração, se exterioriza através dos olhos e se concretiza através do contato. Ou seja, a cobiça tem início dentro de nós e em seguida, desenvolve-se em nosso exterior, através da ganância. Foi exatamente o que aconteceu com Eva, no Éden.

A cobiça se torna um pecado extremamente perigoso, por ser um pecado silencioso e capaz de passar por cima de qualquer princípio. Na verdade, ela é uma forma disfarçada de egoísmo. “Se o egoísmo é a forma predominante do pecado, a cobiça pode ser considerada a forma predominante do egoísmo.” 

O segundo perigo que nos rodeia constantemente é a ganância. Ela pode ser definida como querer fazer as coisas para mim e do meu jeito. A ganância é um vírus que se prende ao seu hospedeiro e consome todas as suas virtudes, até que tudo o que resta é cada vez mais cobiça. Ela é um mal que deseja tudo: paixão, poder e bens.

Um pouco diferente da cobiça, a ganância fica em silêncio por um tempo, mas sai do anonimato quando extrapola o campo do querer e invade o campo do tocar e pegar. Por conta dessa forma sorrateira e altamente prejudicial de agir, temos que adotar boas e fortes estratégias para lidarmos com a cobiça e a ganância.

Pausa para Discussão

1. Por que é importante reconhecermos que somos tendenciosos à cobiça?

2. Que cuidados você julga necessários para evitarmos esses três passos perigosos?

3. Ao seu ver, qual pode ser a pior consequência desses três passos perigosos?

Poucas coisas podem cegar os nossos olhos mais do que o engano das riquezas. A visão espiritual obscurecida, coloca a salvação eterna em risco. Não basta manter Jesus à vista; devemos mantê-Lo em foco. A visão dos cristãos torna-se míope quando seu foco está nos cuidados deste mundo, e, não, no caminho para o Céu. Somente, por meio do domínio próprio, primeiro de nossos pensamentos e depois de nossas ações, podemos nos proteger dos perigos das coisas que mencionamos. Realmente, precisamos da obra sobrenatural do Espírito Santo em nossa vida, se quisermos obter a vitória sobre esses enganos poderosos.

Assim sendo, a melhor estratégia contra o silêncio do egoísmo e o barulho da ganância, é termos a consciência que nada permanece para sempre, e as coisas do mundo não duram muito tempo. Como disse Paulo:“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”.