Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 35 | 30/08 |Fidelidade sem data de validade

TEXTO BÍBLICO "Não cometerás adultério." Êxodo 20:14 O sétimo mandamento foi estabelecido com objetivo de proteger a pureza, integridade, relação e santidade do lar (Hb 13:4). As bases do casamento remontam as bases da criação no Éden e também da recriação redentiva apresentada no Apocalipse. O primeiro casamento (Gn 2:24) retrata os alicerces da sociedade […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Não cometerás adultério." Êxodo 20:14

O sétimo mandamento foi estabelecido com objetivo de proteger a pureza, integridade, relação e santidade do lar (Hb 13:4). As bases do casamento remontam as bases da criação no Éden e também da recriação redentiva apresentada no Apocalipse. O primeiro casamento (Gn 2:24) retrata os alicerces da sociedade estabelecidos por Deus no princípio da Terra e, o segundo, as bases do relacionamento entre Cristo e os remidos (Ap 19:7).

Por essência, o casamento é apresentado como pilar de toda a humanidade e o embrião da interação entre a família e o Criador. Como visto, a Bíblia começa e termina com casamento, indicando seu grau de importância superior, completo e decisivo na formatação de todos os demais valores da criação. Tudo gira em torno da relação homem, mulher e Deus.

É também por motivos assim que este mandamento é direcionado para proteger a pureza da relação, fidelidade conjugal e santidade do lar (Hb 13:4). O voto matrimonial é um compromisso sagrado que não deve ser violado por infidelidade sob qualquer circunstância. Tal violação era considerada no mundo antigo como “o grande pecado”, ou seja, um dos piores em sentido penoso e dramático.

Por este motivo, o homem ou a mulher que cometesse adultério era réu de morte (Lv 20:10). Embora a sociedade secularizada se esforce para diminuir o valor da fidelidade conjugal, impondo uma espécie de libertinagem nas relações, para Deus, as relações sexuais continuam sendo o principal selo de um pacto de casamento físico e também espiritual. O adultério, além de ser uma traição da intimidade emocional e psicológica, é também a base para a destruição dos principais valores que sustentam uma sociedade ou uma nação.

PARA DISCUTIR

1.     O que devemos ou podemos fazer para manter os pensamentos longe de qualquer possibilidade de impureza sensual?

2.     Como fazer para que os adolescentes e jovens percebam a seriedade e responsabilidade de uma escolha tão importante como o casamento?

A criação divina foi perfeita (Gn 1:31). O problema surgiu com o pecado, ao inserir no ser humano o egoísmo que, por sua vez, leva as pessoas a buscarem satisfações vaidosas e prazeres egocêntricos - muitas vezes às custas de muito sofrimento. Somente a graça de Deus encantando o coração humano é capaz de quebrar o feitiço da maldição do egoísmo, gerando em nós a beleza do altruísmo – viver em prol do outro, mesmo que isto nos gere sacrifícios. Este é o verdadeiro sentimento que passa a existir no coração que foi transformado pela santidade de Deus.

PRA NÃO ESQUECER

"Casamento é uma parceria com Deus, onde a fidelidade conjugal caminha em passos abençoados." Helgir Girodo

Pr. Gilberto Theiss