Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 34 – Paz na tempestade – 20/08 [T.3 – Ep. 08

TEXTO BÍBLICO “E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.”Lucas 8:24 Talvez poucos de nós, como os discípulos, passaram pelo desafio de enfrentar uma tempestade. Ser tomado por uma sensação de impotência e desespero, sentir que não […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.”
Lucas 8:24

Talvez poucos de nós, como os discípulos, passaram pelo desafio de enfrentar uma tempestade. Ser tomado por uma sensação de impotência e desespero, sentir que não estamos no controle e mesmo que quiséssemos, não poderíamos controlar. A imagem de uma tempestade em alto mar é, no mínimo, assustadora. No entanto, conhecendo o currículo de Cristo, que estava no barco, como você reagiria? Aquele milagre marcou o coração dos discípulos. Para nós foi o prenúncio de que nossas tempestades pessoais não passariam despercebidas pelo Céu.

Por vezes as tempestades duram mais do que imaginamos. Ainda bem que a presença de Deus não tem prazo de validade. Cristo não praticava o marketing ilusório de que nossa jornada seria isenta de dor e obstáculos; as aflições, segundo Ele, fariam parte dessa travessia (João 16:33), porém, jamais nenhuma tempestade poderia se sobrepor ao poder de Sua autoridade. No momento em que vivemos, o planeta está sendo impactado por uma terrível “tempestade” que nos afetou de múltiplas formas: nas emoções, na estabilidade financeira, no casamento etc. As tempestades não são originadas por Deus, mas são permitidas e vencidas por Ele. Não deixe que as provações lhe roubem a confiança nAquele que é Senhor das tempestades. Jesus se levantará no momento exato, creia que a indiferença não tem espaço em Seu coração. Aflições e dúvidas tentarão impedir que você chegue ao Porto Seguro. Desista de desistir! Você não está sozinho!

“Jesus será o ajudador de todos que depositam a sua confiança nEle. Aqueles que estão ligados a Cristo têm felicidade à sua disposição. Seguem o caminho onde o seu Salvador conduz, por Sua causa crucificam o eu, com as afeições e concupiscências. Essas pessoas edificaram suas esperanças em Cristo, e as tempestades da Terra são impotentes para arrebatá-las do fundamento seguro.”– {CI 165.4} E. G. W.

PERGUNTAS PARA DEBATER

  1. Você sabe lidar com as tempestades?
  2. Sente a presença de Jesus nos seus períodos de prova?

“Ora, enquanto eles velejavam, Ele adormeceu […] Então […] o despertaram.” Nos traz conforto saber que um clamor de angústia humana desperta Aquele que não pode ser despertado ou vencido por uma tempestade.

PARA REFLETIR

“Não é depois da tempestade que vem a bonança, mas depois da intervenção de Cristo.”
Paulo Correia