Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 34 - 24 de agosto - Não me chame de aborrecente

NÃO ME CHAME DE ABORRECENTE “E certo jovem, por nome Êutico, que estava sentado na janela, tomado de um sono profundo enquanto Paulo prolongava ainda mais o seu sermão, vencido pelo sono caiu do terceiro andar abaixo e foi levado morto. ” Atos 20:9 Muitos relatos bíblicos nos impressionam, e outros passamos tão depressa que […]


  • Compartilhar:

NÃO ME CHAME DE ABORRECENTE

“E certo jovem, por nome Êutico, que estava sentado na janela, tomado de um sono profundo enquanto Paulo prolongava ainda mais o seu sermão, vencido pelo sono caiu do terceiro andar abaixo e foi levado morto. ” Atos 20:9

Muitos relatos bíblicos nos impressionam, e outros passamos tão depressa que não paramos
para refletir. Eu fico muito atento quando vejo a morte de jovens. No relato de Atos 20:7-12, lemos sobre a morte de Êutico, um adolescente entre 8 a 14 anos de idade (tradicionalmente era a faixa etária atribuída a um rapaz, v.12), ele dormiu enquanto Paulo pregava e caiu da janela do terceiro andar no cenáculo.

Ele morreu, mas Paulo, atento à situação, orou a Deus e o rapazinho voltou à vida. Hoje, muitos adolescentes podem estar morrendo espiritualmente perto de nós, já que 70% das apostasias acontecem nesta faixa etária da vida. Poderemos ajudar se descobrirmos as reais
necessidades dos jovens adolescentes.

Falta espaço para eles. Será que não deram um lugar melhor e mais seguro para o Êutico? Isso não podemos saber. Mas, em nossos dias, na Igreja, percebemos que falta espaço para os adolescentes. Não há espaço para ele nos infantis e os jovens não o aceitam. Às vezes, até os pais os deixam confusos: “Filho você é só uma criança ainda não entende”; ao mesmo tempo em que dizem: “Você, meu filho, não é mais criança. Deve assumir suas responsabilidades”.

Muitas são as atividades para crianças e jovens, e poucas para os adolescentes. Prematuramente, começam enfrentar os desafios da vida e são influenciáveis. Não podem ficar sozinhos contra as más amizades, mídia, sexualidade, música, entre outros fatores.

Ser tachado de “aborrecentes” só trará afastamento, pois para eles, seus problemas e inquietudes não são considerados abertamente. Ficam à mercê de seus próprios prazeres.

Questionadores de autoridade. A rebeldia adolescente faz parte das suas muitas mudanças nesta fase. Não é difícil encontrar filhos mandando nos pais e exigindo adquirir tudo do bom e do melhor. Estes ficam como “coroas” retrógrados já aqueles, julgam as coisas apressadamente, ansioso por serem grandes e mandarem na própria vida. São autoconscientes. Sentem-se mal compreendidos e prontos a questionarem a autoridade.

Teria sido o Êutico um adolescente rebelde? Teria ele recebido conselhos para não sentar na janela? Mas, por seu espírito forte, que nunca se cansa, desobedeceu algumas ordens? Bem, o texto não fala isso. Mas, é fácil pensar que ele era só mais um “aborrecente” na hora errada, no momento errado, sendo usado para atrapalhar a pregação.

No entanto, por que não pensar que aquele adolescente estava no cenáculo sedento para ouvir a pregação do apóstolo? Ele necessitava apenas de instruções melhores.

Instrução, exemplo e conquista. Lembro-me também da morte de outro jovem registrado no Antigo Testamento. Em I Re. 16:34 (lê), fala da reconstrução dos muros de Jericó por Hiel. Ao começar a reconstrução, morre seu filho Abirão e depois morreu o segundo filho Segube. Por quê?

Ler Josué 6:26. Aqui fala-se da maldição para quem reconstruísse os muros de Jericó. Tudo foi escrito no livro da lei. A pergunta é: “Onde estariam os profetas para anunciarem
a Hiel que o fato era contrário a palavra de Deus?”

Analisemos o contexto desta passagem. O rei da época era Acabe que está se casando com Jezabel, profetisa do mal, rainha da luxúria (simbolizada em Apoc. 2:20). Ela perseguiu os profetas de Deus e o povo ficou sem instrução divina. Elias, usado por Deus, desafiou os
profetas falsos e os destruiu no monte Carmelo.

Precisamos de mais Elias modernos para instruir nossos adolescentes!

Uma orientação bíblica:
 Deut. 6:6-7 “...tu as inculcarás a teus filhos...”: INSTRUIR

 Deut. 6: 20-23 “Quando teu filho te perguntar...”: LEMBRAR

 v.24 - “O Senhor nos ordenou cumprir...” DESAFIAR
Apesar de muitos transtornos na vida serem causados por adolescentes, devemos ser como Paulo (At 20:10), descer até ao mundo deles, abraçá-los do jeito que eles estão.

Dá trabalho conquistar um adolescente, mas quem foi que disse que ser profeta é uma tarefa fácil? A tarefa é:
1. Orientar;
2. ajudar;
3. estimular (desafios).

PARA DISCUTIR

1. A proibição resolve?
2. O que fazer? Reprimir ou punir?
3. Como conquistar um adolescente?

"Seu empenho deve ser cultivar as tendências dos adolescentes para que em cada fase de sua vida representem a beleza natural apropriada a esse período, desenvolvendo-se naturalmente como as plantas no jardim." (Parábolas de Jesus, p. 38)

AUTOR: Pr. Pedro Paz Neto
Distrital Missão Alagoas