Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 34 |21/08| Deus - antes e depois de tudo!

 TEXTO BÍBLICO “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”   -  Mateus 6:33 Vários famosos, tanto jogadores de futebol como artistas da televisão, comemoram seus gols ou o relativo sucesso de suas carreiras gesticulando que escolheram colocar a Deus em primeiro lugar nas suas vidas. […]


  • Compartilhar:

 TEXTO BÍBLICO

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”   -  Mateus 6:33

Vários famosos, tanto jogadores de futebol como artistas da televisão, comemoram seus gols ou o relativo sucesso de suas carreiras gesticulando que escolheram colocar a Deus em primeiro lugar nas suas vidas. Basta só observar uma partida de um time famoso ou da seleção brasileira, bem como uma cerimônia do Oscar e será comum você ver jogadores, atores e diretores premiados apontando o dedo para o alto, como que dizendo “estou aqui porque escolhi colocar Deus em primeiro lugar, tudo isso agradeço a Ele”.

Assim como alguns jogadores, atores e diretores, nós também, geralmente, agimos de forma semelhante, às vezes, até, afirmando que temos conseguido colocar Deus em primeiro lugar, antes e depois de tudo, como que tentando convencer a nós mesmos e aos outros que Deus tem sido a maior prioridade da nossa vida.

Quando lemos no texto bíblico de hoje, fica muito claro que é isso que deve acontecer.  Mas, no entanto, ao contrário do que sempre pensamos e agimos, não somos nós quem colocamos a Deus em primeiro lugar, Ele já é o Primeiro, sempre foi e sempre será. De acordo com a Palavra de Deus, de modo geral, não podemos colocar a Deus em primeiro lugar, pois esse já é o Seu lugar de direito, em todo o universo (Gênesis 1:1; João 1:1; João 8:58; Apocalipse 1:8; 22:13). Porém, o grande problema é que, às vezes, relutamos em permitir que Ele ocupe o Seu lugar de direito em nossa vida.

O contexto de Mateus 6:33, citado por Jesus, não é apenas uma sugestão do filho de Deus. Na verdade, Ele está dando um mandamento para a humanidade. Jesus estava falando dos medos, temores e inseguranças da vida. O remédio, ou seja, o antídoto para tudo isso é Deus estar no centro, como o comandante que ocupa o primeiro lugar em nossa vida. Jesus não falou, apenas, de necessidades que podemos lutar para suprir ou de coisas que estão fora do nosso controle, até mesmo das circunstâncias sobre as quais não temos qualquer influência. O primeiro lugar já é de Deus, mas, para estarmos em harmonia com essa verdade, precisamos reconhecer isso pessoalmente em nosso viver. Colocar Deus em primeiro lugar é reconhecer Sua soberania e a nossa total dependência dEle.

Algo muito importante fica bastante claro no texto bíblico de hoje: Jesus não só ordena que devemos colocar Deus em primeiro lugar, como também define quem é esse Deus que deve ser o primeiro em nossas vidas. “Busquem em primeiro lugar o Seu reino e Sua Justiça.”

Fica evidente que o reino pertence a Ele, logo, Ele não pode ser Aquele a quem recorremos para mudar a nossa situação, quando precisamos de ajuda, Ele é o soberano do Universo, o verdadeiro e único Rei Eterno, o proprietário de todas as coisas, o Senhor da Justiça e que deseja estar em nossa vida antes de tudo e depois de tudo.

Pausa para Discussão

1. Por que você acha ser importante colocarmos Deus em primeiro lugar em nossa vida?

2. Pra você, quem é esse Deus, a quem somos chamados a colocar como o primeiro?

3. De forma prática, o que realmente significa colocar Deus em primeiro lugar na vida?