Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 33 – Triunfo sobre a morte – 13/08 [T.3 – Ep. 07

TEXTO BÍBLICO “E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.” Lucas 7:14 Ao longo dos Evangelhos Jesus triunfou sobre a morte por mais de uma vez; na história de Lázaro (João 11), na ressureição […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.” Lucas 7:14

Ao longo dos Evangelhos Jesus triunfou sobre a morte por mais de uma vez; na história de Lázaro (João 11), na ressureição da filha de Jairo (Marcos 5:21-43) e no relato do texto de hoje. Esse era o milagre de Jesus que mais impressionava, devido à dimensão de impossibilidade que era envolvido. Jesus deu uma “amostra grátis” do seu triunfo final sobre a morte. No relato em que abordamos, vemos a morte visitando um lar já sofrido. Tratava-se de uma mulher viúva, de uma cidade aparentemente insignificante, levando àquela mulher anônima uma dor maior que o seu coração podia suportar. Dois grupos avançavam para um encontro inevitável: de um lado, o cortejo fúnebre a frente um jovem sem vida junto à uma mãe dilacerada; do outro, uma multidão festiva tendo à sua frente o Autor da vida.


Jesus parou aquela triste multidão e a própria morte estremeceu diante dEle. Ele tocou a maca, ordenando assim a interrupção da comitiva. “E ele disse: Jovem, levante-se”, decretando à morte que entregasse sua presa. Que ilimitada autoridade! Quantas pessoas são feridas diariamente e têm suas esperanças ceifadas por essa cruel sequela do pecado. Mas está chegando o dia em que a morte receberá o golpe definitivo dAquele que é a própria vida.

“O Salvador ressuscitou mortos. Um destes foi o filho da viúva de Naim. Quando o cortejo fúnebre conduzia o corpo para o sepultamento, Jesus foi ao seu encontro. Tomou o jovem pela mão e fê-lo levantar-se, devolvendo o filho à sua mãe. Os que ali se achavam, voltaram para casa, gritando de alegria e louvando a Deus.” (Ellen White. Filhos de Deus, p. 48).


A morte aguarda, no fim da fila, o seu momento de enfrentar a Cristo. Ela será o último inimigo a ser vencido (1 Coríntios 15:26).

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Por que é tão difícil aceitar a morte?
  2. Por que Jesus é a esperança para morte?

A compaixão meramente humana é às vezes impotente. A compaixão que nosso Senhor demonstrou foi realmente eficaz. Que cada coração enlutado descanse na esperança. Não somos impedidos de sofrer, mas proibidos de perder a esperança.

PARA REFLETIR

“A vitória de Cristo sobre a morte não é uma hipótese, é uma certeza.”
Paulo Correia