Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 33 |16/08| Representantes de Deus

TEXTO BÍBLICO "Honra teu pai e tua mãe." Êxodo 20:12 O quinto mandamento pede que os pais sejam honrados. Essa é a estrutura social de Deus, que permite a ordem e sobrevivência da nação. A palavra "honra" no hebraico (kabad), “tornar honroso”, “glorificar”, significa mais que respeito pelos pais, eles devem ser honrados e temidos. […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Honra teu pai e tua mãe." Êxodo 20:12

O quinto mandamento pede que os pais sejam honrados. Essa é a estrutura social de Deus, que permite a ordem e sobrevivência da nação. A palavra "honra" no hebraico (kabad), “tornar honroso”, “glorificar”, significa mais que respeito pelos pais, eles devem ser honrados e temidos. A reverência deve ser mostrada a eles com coração, boca e mãos, ou seja, em pensamento, palavra e ação. Eles foram colocados por Deus como autores, preservadores, fundadores, protetores e promotores da vida física, mental e espiritual dos seus filhos.

Receberam a missão de preservar nos filhos a imagem e semelhança de Deus. Por isso, o desrespeito a eles pode configurar-se em desrespeito ao próprio Deus. Quanto à promessa "para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”, retrata uma vida ou existência longa e abundante (Dt 6:2; 22:7; Ef 6:2-3), assim como encontramos em 1 Reis 3:14 uma velhice vigorosa descrita como uma bênção especial de Deus.

Em Deuteronômio 5:16, a promessa de longa vida é seguida pelas palavras "para que tudo esteja bem contigo". Honrar pai e mãe não é um dever apenas para crianças pequenas, mas para todos, independentemente da idade (Pv 23:22). A sociedade contemporânea vê, equivocadamente, o homem e pai como um patriarca dominante, de tal forma que o papel das mulheres e mães se tornou desvalorizado. Mas o mandamento “honra teu pai e tua mãe” reconhece que o status de pai e mãe deve ser reconhecido em conjunto, com o mesmo valor, para promover e preservar a integridade da família e também do verdadeiro bem estar social. Quando a comunidade trata com indiferença o valor familiar que tem por fundamento o pai e a mãe, ela está plantando as sementes de sua própria ruína. Se honrar o pai e a mãe não fosse tão relevante, Deus não o teria inserido como um mandamento.

PERGUNTAS PARA DISCUTIR

1. Com base em 1 Pedro 2:17, cite exemplos de como podemos agir de forma evidente que honramos a todos, em especial aos nossos pais?

2.  Violar um dos mandamentos, desrespeitar os pais, não se importar com os mais necessitados ou não devolver os dízimos e ofertas a Deus podem ser interpretados como desrespeito ao maior de todos os pais – Deus? Explique a sua resposta.

No Novo Testamento, Jesus reforça a santidade do mandamento ao repreender os fariseus por reservarem o dinheiro que deveria manter os pais, para uso religioso (Mt 15:1-6). Embora o mandamento seja apresentado de forma unicamente positiva, a promessa de vida longa é ao mesmo tempo uma condicional negativa para o seu descumprimento (Pv 30:11-14), pois, desonrar o pai e a mãe é o mesmo que desonrar o próprio Deus.

PRA NÃO ESQUECER

"Se um homem não honra os seus pais, dificilmente ele conseguirá honrar a Deus." Anônimo