Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 33 |14/08| Com Deus o fim é sempre melhor que o começo!

TEXTO BÍBLICO “Depois disto [...] o judeu Mordecai foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência”   -  Ester 10:1-3 Apesar do livro de Ester não usar explicitamente o nome […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Depois disto [...] o judeu Mordecai foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência”   -  Ester 10:1-3

Apesar do livro de Ester não usar explicitamente o nome “Deus”, Ele é, sem dúvida, o personagem principal do livro e o responsável por conduzir a história, tal qual está registrada. Depois de Deus, Mordecai se torna um dos maiores protagonistas desse livro. Ele aparece no cenário o dobro de vezes que a própria rainha Ester. A primeira vez que Mordecai entra no cenário bíblico, inconscientemente ele está sendo usado por Deus para aproveitar uma grande oportunidade que resultaria em grande salvação. Sábia e oportunamente, ele inclui a sua prima/filha na lista das pretendentes do rei Assuero. Posteriormente, ele se tornou servo do rei e ficava sentado à porta do rei. Foi quando ele descobriu uma trama contra o rei.

Mordecai, por não prestar reverência a Hamã, um alto funcionário do rei, criou um grande incômodo a ele, de forma que “Hamã acalentava amargo ódio a Mordecai. Mordecai não havia feito a Hamã nenhum mal, mas simplesmente havia recusado mostrar-lhe reverência que traduzia culto. Esse ódio de Hamã contra Mordecai, se estendeu para todo o povo judeu, que passou a ser ameaçado de morte”.  

Pausa para Discussão

1. Você já passou por uma situação em que algo, aparentemente desfavorável, se transformou em algo grandemente favorável? Como você se sentiu nas duas situações?

2. Você concorda que, quando Deus precisa fazer uma grande obra, primeiro Ele escolhe os personagens protagonistas? O que isso significa pra você?

3. Quais elementos você destacaria na vida e nas atitudes de Mordecai que o favoreceram a ser honrado pelo rei Assuero?

A história de Mordecai mostra que uma circunstância aparentemente desfavorável, pode ser transformada por Deus em uma grande oportunidade. Isso nos leva a acreditar que não estamos onde estamos por acaso. Deus está no controle, mesmo em meio às circunstâncias adversas da vida. Mesmo que os homens lhe vejam apenas como um simples porteiro, Deus lhe enxerga como um filho exaltado e de merecida grandeza. Nossos atos de lealdade podem até não ser percebidos pelos que nos cercam, mas estão registrados e, um dia, poderão garantir a nossa entrada no palácio celestial.

Para aqueles que confiam no Senhor, todas as circunstâncias arriscadas da vida são oportunidades para marcarmos a história e exaltarmos o nome de Deus. Quando a honra de Deus estiver em jogo, não se curve, não se renda e nem se intimide, porque, para aqueles que se entregam a Deus por completo, o fim é sempre melhor que o começo.