Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 32 – Um milagre além dos muros – 06/08 [T.3 – Ep. 06]

TEXTO BÍBLICO “E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.”Lucas 5:24 Entre as visões equivocadas sobre o Messias pairava o exclusivismo, tanto nos aspectos de salvação como nos benefícios advindos de sua chegada. O caso do centurião é emblemático, […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.”
Lucas 5:24

Entre as visões equivocadas sobre o Messias pairava o exclusivismo, tanto nos aspectos de salvação como nos benefícios advindos de sua chegada. O caso do centurião é emblemático, pois ele servia como líder a Roma, que naquele período subjugava Israel, porém o amor não seletivo de Cristo alcançou esse homem. Esse milagre é singular, porque foi realizado à distância e impressionou a Cristo, mostrando a fé de um ser humano, que podia se julgar inferior quanto à sua religiosidade (mesmo sendo admirado pela sinagoga). Mas Jesus não construía muros, Ele era especialista em estabelecer pontes. Naquele dia um homem de fé toca o coração do “Deus Homem”, Jesus Cristo, e o milagre então é realizado.


Não se concentre nas limitações ou obstáculos que você julga ser fatores impeditivos para obra de Cristo. Como Pedro (5:8), este gentio reconhecia a grandeza do Mestre. Ele provavelmente temia que Jesus acreditasse que ao entrar na casa de um gentio se tornaria um judeu cerimonialmente impuro, mas aquilo que ele sabia sobre Cristo era suficiente para acreditar no milagre.


Naquele dia um homem de grandeza e status invejáveis, percebe-se impotente diante do risco de vida de um servo amado. Sentindo toda sua indignidade, se ancora na esperança de um amor que em Jesus extravasava.

“Nada temos que nos recomende a Deus; mas a justificação em que podemos insistir agora e sempre, é nossa condição de completo desamparo, o qual torna uma necessidade Seu poder redentor. Renunciando a toda confiança própria, podemos olhar à cruz do Calvário e dizer: “O preço do resgate eu não o tenho; à Tua cruz prostrado me sustenho.” (Ellen White. O Desejado de Todas as Nações, p. 218)

Esse milagre transformou não só a vida do servo, mas daquele homem que além da grandeza de sua ocupação tinha uma fé genuína e audaciosa.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Deus está em uma fé geográfica ou denominacional?
  2. O que mais lhe impressiona na fé do centurião?

As dimensões dessa confiança são renovadoras. A fé do Centurião incluía um grande afeto por seu “escravo”, generosidade para com uma nação conquistada e consciência de sua própria indignidade. Porventura uma “fé grande” não inclui uma mudança de atitude em relação a Cristo e aos demais, bem como a si próprio? Esse milagre simboliza o amor de Jesus, que transcende a compreensão humana e derruba muros estabelecidos
por nós mesmos ou por outros.

PARA REFLETIR

“Avance pela fé e será surpreendido pelo inimaginável.”
Paulo Correia