Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 32 | 09/08 |Nosso aniversário semanal

TEXTO BÍBLICO "Lembra-te do dia de Sábado para o santificar." Êxodo 20:8-11 O mandamento sabático aponta para um dever de organizar o tempo do mesmo modo em que foi exemplificado pelo próprio Deus (Gn 2:1-3). A palavra "sábado" vem de uma raiz que indica "cessar" ou "descansar". É um dia em que as rotinas ordinárias […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Lembra-te do dia de Sábado para o santificar." Êxodo 20:8-11

O mandamento sabático aponta para um dever de organizar o tempo do mesmo modo em que foi exemplificado pelo próprio Deus (Gn 2:1-3). A palavra "sábado" vem de uma raiz que indica "cessar" ou "descansar". É um dia em que as rotinas ordinárias da vida devem ser suspensas, não por ociosidade ou mera recreação, mas por consagração particular ao serviço divino. Uma vez que este mandamento lida com o tempo, além de separá-lo dos demais dias, a palavra “lembra-te” pode indicar a recordação do passado, porém que se sustenta no presente e que se transpõe ao futuro, indicando permanência constante e inalterada.

Importante também observar que a menção do sábado em conexão com a entrega do maná, em Êxodo 16: 23-30, certamente indica que ele já era conhecido ou observado entre o período que intercala o Sinai, quando o mandamento foi escrito, e a criação da terra, quando “Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra de criação que havia feito” (Gn 2: 3). O mandamento, que já era rememorado, era uma retomada, no Sinai, de um dia de adoração solene a Deus que deveria ser continuado semanalmente. Guardar o dia do Senhor, além de reconhecer a dependência do Criador, significava também receber a identidade divina de santidade ou pertencimento (Ez 20:12, 20).  Realizar as próprias atividades em seis dias, separando o sétimo para finalidade espiritual, certamente contrastava com a escravidão dos israelitas no Egito quando, presumivelmente, eles não tiveram nenhuma interrupção em sua rotina diária. A base desse mandamento é que Deus criou o universo em seis dias e descansou no sétimo (Gn 2: 2–3; Êx 16:23). Este não seria um dia de inatividade negligente, mas de serviço espiritual por meio de observâncias religiosas.

PARA DISCUTIR

  1. O que deveríamos fazer, como família, para tornar o sábado um dia mais especial?

2.   Quais benefícios o sábado pode oferecer às pessoas além do aspecto religioso?

Alguns afirmam com sinceridade que a solenidade do sábado foi transferida para o domingo. A profecia de Daniel 7:25 já previa a mudança do sábado, pois a expressão “cuidará em mudar os tempos e a lei” traz a palavra (zmn) para ‘tempos’, que se refere a tempo específico. Portanto, a tradução correspondente seria “cuidará em mudar os tempos regulados pela lei”. A palavra ‘tempos’ está diretamente ligada à palavra ‘lei’, indicando que o tempo que os homens mudariam era exatamente o que está na lei de Deus.

PRA NÃO ESQUECER

"Não se trata de obedecer às regras, se trata de amar a Deus." Anônimo