Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 32 |07/08|Depois de grandes bênçãos podem vir grandes aflições

 TEXTO BÍBLICO “Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou”    -  Jó 1:20 O verso de hoje, com todo o seu contexto, mostra claramente que depois de grandes bênçãos podem vir grandes aflições, bem como confirma que, enquanto as provações servem para Deus nos aprovar, as […]


  • Compartilhar:

 TEXTO BÍBLICO

“Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou”    -  Jó 1:20

O verso de hoje, com todo o seu contexto, mostra claramente que depois de grandes bênçãos podem vir grandes aflições, bem como confirma que, enquanto as provações servem para Deus nos aprovar, as aflições servem para Deus se revelar.

Quando juntamos as duas fases da história de Jó, facilmente concluímos que, na verdade, ele era um super-homem. No entanto, quando Deus inspirou Moisés a escrever o livro de Jó, Ele quis afirmar, principalmente para nós, que Jó era alguém igual a todos os homens. Assim sendo, o que Jó passou, em algum momento, qualquer um de nós poderá passar também. A proporção e as circunstâncias podem até ser num grau maior ou menor, mas o fato é que podem, sim, se repetir conosco! Outros dois aspectos ficam bastante claros no texto bíblico: primeiramente, vemos que Jó era um homem possuidor de três grandes bênçãos concedidas pelo Eterno.

O segundo aspecto é que Deus tem uma ordem para trabalhar em nossa vida e espera que nós também trabalhemos pra Ele na mesma ordem: espiritual, familiar e material.

1. Bênção espiritual – Jó era um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal.

2. Bênção familiar – Jó tinha sete filhos e três filhas. Todos os filhos se davam bem. As mulheres eram tratadas com honra pelos irmãos. Todos eram muito unidos e gostavam de ficar juntos.

3. Bênção material – Jó era o maior de todos os ricos do Oriente. Tinha a maior fazenda da região e muitos empregados. Era o homem mais influente entre todos. Tornou-se o maior produtor agropecuário do Oriente.

Pausa para Discussão

 1. Na sua concepção, será que podemos pedir a Deus esses três tipos de bênçãos? Por que essas três bênçãos são tão importantes para nós?

2. O que você acha que aconteceria se a ordem dessas três bênçãos fosse invertida? Como isso poderia nos afetar?

3. Ao seu ver, qual das três bênçãos seria a bênção imperdível e por quê?

O fantástico em toda essa história bíblica é saber que o Deus extraordinário de Jó é o nosso Deus. Ele quer dar essas três bênçãos para você. Portanto, não tenha medo de pedir essas coisas a Deus, sempre lembrando que bênçãos espirituais vêm do céu, mas elas só são autorizadas quando mantemos os joelhos dobrados constantemente diante do Senhor, mantendo a mente e o corpo totalmente à disposição do Espírito Santo. Por sua vez, as bênçãos familiares também vêm da parte de Deus, mas elas começam a cair quando mantemos os nossos joelhos dobrados todos os dias. Igualmente as bênçãos materiais, porém, para essa bênção, a nossa parte é trabalhar de forma dura, constante, honesta, sábia e fiel a Deus. Jó entendia perfeitamente que bênção espiritual não é o que recebo de Deus para eu ter, mas, sim, o que recebo de Deus para eu ser.