Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 31 – O Cristo dos desesperados – 30/07 [T.3 – Ep. 05]

TEXTO BÍBLICO “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.” Lucas 5:24 O pecado deixou um rastro de dor, morte e enfermidades, mas quando Cristo esteve aqui na terra […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.” Lucas 5:24

O pecado deixou um rastro de dor, morte e enfermidades, mas quando Cristo esteve aqui na terra Sua presença lançou sobre os desesperançados um facho de luz e esperança. Jesus deu uma espécie de prévia do triunfo futuro e total sobre o mal e suas sequelas. No caso do paralítico, ele era acometido de uma dupla dor: 1) O fato evidente de não andar; 2) A dor invisível dos fardos do pecado, que se sobrepunha às suas limitações físicas. Cercado por incredulidade, Jesus realizara o milagre físico. Enxergando além do óbvio, vê uma alma sofrida pelo pecado e lhe oferece uma cura duplicada. Mais uma trajetória de dor foi interrompida por Cristo. Aquele homem teve uma restauração integral.

O paralítico é um símbolo de todos os que sofrem, tanto física como espiritualmente, com as mazelas e consequências do pecado. Há muitas pessoas que andam normalmente e têm vigor em suas pernas, no entanto estão paralisados por causa do apego ao pecado. Não sei a dimensão da sua dor, se é física ou espiritual, mas sei que em Jesus reside a solução para todo e qualquer dilema humano. Não existe um adversário sequer à altura do Príncipe da Paz. O pecado nos entorpece e paralisa, mas Cristo é o único remédio eficaz. Ele é a cura. Talvez, como aquele paralítico, em algum momento você já foi atingido pela falta de esperança ou desespero. Saiba que a misericórdia de Jesus transcende os relatos dos Evangelhos e hoje alcança a sua história.

“Entre esses estava o paralítico de Cafarnaum. Como o leproso, esse paralítico perdera toda esperança de restabelecimento. Sua doença era o resultado de uma vida pecaminosa, e seus sofrimentos eram amargurados pelo remorso. Em vão apelara para os fariseus e os doutores em busca de alívio; pronunciaram incurável o seu mal, declararam que havia de morrer sob a ira de Deus.” (Ellen White. Ciência do Bom Viver, p. 73)

PERGUNTAS PARA DEBATER

  1. Você tem mais medo das consequências físicas ou espirituais do pecado?
  2. Compartilhe um momento em que Jesus lhe salvou do desespero.

É perceptível que Jesus havia triunfado completamente sobre seus inimigos. No processo de concretizá-lo, ele comunicara inestimáveis bênçãos espirituais e físicas a um homem dolorosamente afligido, e dera alegria aos quatro amigos. Acima de tudo, demonstrara publicamente seu direito divino de perdoar pecados. Provara ser o Salvador. Ele levantará o mundo dessa paralisia causada pelo pecado.

PARA REFLETIR

“O desespero tem como seu maior temor o encontro com Cristo.”
Paulo Correia