Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 31 |31/07|Provação: a caminhada para a aprovação

 TEXTO BÍBLICO “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: eis-me aqui!” Gênesis 22:1 A narrativa do capítulo 22 de Gênesis, mostra que, mesmo depois de uma grande bênção, ainda assim poderá vir uma grande prova. Fazia poucos anos que Deus havia cumprido a promessa a Abraão. Isaque representava […]


  • Compartilhar:

 TEXTO BÍBLICO

“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: eis-me aqui!” Gênesis 22:1

A narrativa do capítulo 22 de Gênesis, mostra que, mesmo depois de uma grande bênção, ainda assim poderá vir uma grande prova. Fazia poucos anos que Deus havia cumprido a promessa a Abraão. Isaque representava para ele a resposta palpável da bênção de Deus. Era de Isaque que viria o Salvador do mundo. Ele era o melhor que Abraão tinha e, mesmo assim, Deus o pediu para Si. Apesar disso, “Abraão não permitiu que os sentimentos paternos o controlassem e o levassem a rebelar-se contra Deus. [...] foi-lhe ordenado derramar o sangue daquele filho, com sua própria mão. Pareceu-lhe uma terrível impossibilidade”.   

Ao longo da caminhada de Abraão até o monte Moriá, “Satanás estava a postos para sugerir que ele devia estar enganado”. A convicção demonstrada por Abraão, assegura a todos nós, hoje, uma grande lição: confiança e obediência geram providência e aprovação.

O exemplo de Abraão nos mostra fortemente que, na caminhada espiritual com Deus, confiança é algo indispensável, e obediência é algo inegociável. Quem confia em Deus sempre dá um jeito de obedecer, quem não confia nEle, sempre dá uma desculpa para desobedecer.

A experiência de Abraão foi, sem dúvida, a mais rigorosa prova requerida a um homem. Isso nos faz entender que, ainda que pareça que Deus está lhe fazendo um pedido absurdo, Ele nunca lhe pedirá o que já não lhe tenha dado ou que você não tenha condição de Lhe devolver. A obediência sem a confiança se torna estéril.

Pausa para Discussão

1. Você já se deparou com uma situação em que teve que demonstrar confiança e obediência a Deus? Por que as duas coisas são tão importantes para Ele?

2. Se a obediência a Deus é a melhor resposta da confiança que temos nEle, o que podemos fazer para fortalecer, ainda mais, a confiança em Deus?

3. Ao seu ver, por que, às vezes, é tão difícil para alguns acatarem a vontade e os planos de Deus?

Em meio às provações da vida, Deus espera que confiemos nEle e O obedeçamos. A obediência, principalmente nas questões espirituais, é a melhor forma de dizermos o quanto confiamos em Deus. Mesmo diante dos aparentes absurdos da vida, ainda assim, Deus espera ver a nossa fidelidade. Isso nos mostra que, para Deus, a melhor resposta às nossas provações sempre será a nossa confiança e obediência a Ele. As provações não têm propósito de nos desfalecer mas, de nos fortalecer!

No capítulo 22 de Gênesis, não temos uma história de um filho que confiava e obedecia ao seu pai, mas a história de um pai e um filho, onde ambos obedeciam a Deus porque confiavam nEle. Deus sempre providenciará o que necessitamos depois de demonstrarmos a nossa confiança e obediência. Antes de toda aprovação humana, sempre existirá uma providência divina. Porém, antes de toda providência de Deus, Ele espera confiança e obediência do homem. O que Deus tem pra nos entregar amanhã é infinitamente maior do que o que Ele pede que O entreguemos hoje.