Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 31 |02/08 | O caráter impresso no nome

TEXTO BÍBLICO "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." Êxodo 20:7 Em qualquer cultura, moderna ou antiga, o nome é um símbolo verbal para uma pessoa ou família. Especialmente para os antigos, o nome evocava o próprio […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." Êxodo 20:7

Em qualquer cultura, moderna ou antiga, o nome é um símbolo verbal para uma pessoa ou família. Especialmente para os antigos, o nome evocava o próprio valor, caráter, honra e identidade. Portanto, mencionar o nome de Deus era reconhecer não apenas o Seu incrível poder e santidade, mas também o Seu valor, caráter, honra, amor, poder, justiça e identificação divina.  Ou seja, o nome de Deus é uma clara revelação da Sua própria glória, essência e natureza (Êx 3:14; 6:2). Esse fato revela o cuidado, preocupação e temor em mencionar o nome de Deus (Am 6:10). 

Por este motivo, o mandamento proíbe o uso não apenas de falsos juramentos (Lv 19:12), mas especialmente o nome de Deus em qualquer situação de inverdade, além de desnecessária e frívola. Isso inclui perjúrio, conversas ociosas, falas desrespeitosas, momentos cômicos, brincadeiras reverentes ou irreverentes – mesmo revestidas de inocência.

O coração natural e perverso está muito sujeito a violar este mandamento e, por esse motivo, é solenemente imposto pela ameaça, “pois Deus não o considerará inocente” (Êx 20:7).  Não é uma proibição indiscriminada, pois o nome de Deus pode ser usado para a invocação, oração, louvor e ação de graças, que procede de um coração sincero, reverente e amante de Deus. Esta ordem está diretamente relacionada aos dois primeiros mandamentos, pois o Seu nome, além de único, também era uma negação contra os falsos deuses.

1. O que exatamente está envolvido em tomar o nome de Deus em vão? Por quê?

2.   Por que o nome de Deus é tão importante que o proteger se tornou um dos dez fundamentais mandamentos para a vida? como nossas ações podem ajudar a fortalecer o nome de deus?

Aqueles que servem a Deus, O servem em espírito e em verdade (Jo 4:23), portanto evitarão uso irreverente ou desnecessário do Seu santo nome. Estes não usarão de palavrões ou qualquer outra palavra torpe e descuidada. Se o nosso pensamento estiver em um plano espiritual elevado, nossas palavras também serão rotineiramente elevadas (Fp 4:8).

PRA NÃO ESQUECER

"Aqueles que juram com frequência diminuem seu crédito entre os sábios." Philo