Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 30 – O toque da restauração – 23/07 [T.3 – Ep. 04]

TEXTO BÍBLICO “E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.” Lucas 5:13 A lepra, que hoje não é uma enfermidade tão ameaçadora, nos tempos de Jesus carregava alguns fardos para quem dela era acometido: Baixa autoestima, pois degradava a aparência; Distanciamento social; quando mais se precisava era […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.” Lucas 5:13

A lepra, que hoje não é uma enfermidade tão ameaçadora, nos tempos de Jesus carregava alguns fardos para quem dela era acometido:

  1. Baixa autoestima, pois degradava a aparência;
  2. Distanciamento social; quando mais se precisava era necessário se afastar da família e amigos;
  3. Provável sentença de morte; havia baixíssimo índice de cura;
  4. Considerada fruto do desagrado de Deus; era uma interpretação teológica equivocada;

As estatísticas não soavam favoráveis para aquele homem, desde Naamã não havia registro de alguém ser curado de lepra. A tradição judaica cria que o Messias deveria ter pelo menos três milagres obrigatórios em seu currículo: 1) Ressureição; 2) Cura de um cego de nascença; 3) Cura de um leproso. Além de ter a morte como certa, esse homem vivia outros dissabores: o preconceito físico e espiritual. Talvez ele já tivesse perdido as esperanças até Jesus atravessar o seu caminho. O impressionante nesse relato miraculoso é que Jesus faz uma restauração integral. Às vezes, na nossa limitada visão, não percebemos que nossas necessidades vão além das que estão à vista.


Em muitos casos Jesus realizou curas apenas pelo poder da Sua voz, ainda que geograficamente distante; no entanto, com aquele leproso, Ele fez questão de tocá-lo. Apesar de as palavras bastarem, Cristo quis que o toque as acompanhasse, porque além das dores provocadas pela doença, havia sequelas emocionais, frutos da indiferença social. Não apenas o benefício físico, aquele homem sentiu que Jesus se importava com ele. O pecado é uma lepra mortal, responsável pelas mazelas físicas, mas também protagoniza a corrupção interior. Neste dia, deixe Jesus tocar e restaurar você, física e espiritualmente.

“Jesus olhava aos aflitos e desalentados, aqueles cujas esperanças se haviam desvanecido, e que procuravam, com alegrias terrenas, acalentar os anseios da alma, e convidava todos a nEle buscarem descanso.” (Ellen White. Ciência do Bom Viver, p. 71)

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Qual a cura mais importante: física ou espiritual?
  2. Você confia em Jesus para os desafios que parecem impossíveis?

“Jesus estendeu sua mão e tocou o leproso.” Quando Francisco de Assis refletiu sobre o modo como Jesus tratou o leproso, uma grande onda de compaixão o inundou e mudou sua vida. Este é um milagre que nos enche de esperança pela nossa purificação espiritual. Não deveria Lucas 5:12–16 e relatos semelhantes ter um efeito santificador em nós também?

PARA REFLETIR

“Coloque suas limitações nas mãos de um Deus ilimitado. NEle não há decepções!.” Paulo Correia