Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 30 |24/07| Cuidado! Não se oponha a Deus

 TEXTO BÍBLICO “Depois de tudo isto, havendo Josias já preparado o templo, subiu Neco, rei do Egito, para guerrear contra Carquemis, junto ao Eufrates; e Josias lhe saiu ao encontro.” II Crônicas 35:20 O rei Josias é uma prova concreta de que a imaturidade do homem não justifica a desobediência para com Deus. Ele tinha […]


  • Compartilhar:

 TEXTO BÍBLICO

“Depois de tudo isto, havendo Josias já preparado o templo, subiu Neco, rei do Egito, para guerrear contra Carquemis, junto ao Eufrates; e Josias lhe saiu ao encontro.” II Crônicas 35:20

O rei Josias é uma prova concreta de que a imaturidade do homem não justifica a desobediência para com Deus. Ele tinha oito anos de idade quando começou a reinar e, “desde pequeno, Josias havia se empenhado em tirar partido de sua posição como rei para exaltar os princípios da santa lei de Deus”. Isso mostra, claramente, que não é a idade que determina o nível do nosso compromisso com Deus, mas, sim, as nossas próprias escolhas. “Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.”

Josias contraria a regra no aspecto: maturidade versus exemplo. Mesmo com tão pouca idade, fez grandes coisas para Deus, ao contrário de seu pai, que começou a reinar adulto e só fez o que era mau aos olhos do Senhor. Os juvenis, adolescentes e jovens podem, sim, fazer uma grande obra para Deus!

A história de Josias nos alerta para uma situação possível: mesmo depois de um grande momento de bondade, restauração, comunhão e consagração, ainda assim, corremos o risco de nos tornarmos mais vulneráveis e susceptíveis a circunstâncias desagradáveis. Os versos 21 a 24, do capítulo 35 de II Crônicas, mostram um grave erro cometido por Josias, o qual pode ocorrer conosco também: entrar na frente do inimigo, sem necessidade.

Querer guerrear a batalha dos outros é atrair para si o mal que não lhe pertence. Entrar no caminho do inimigo sem necessidade é suicídio. Foi exatamente isso que aconteceu: “ele encontrou a morte. Josias precipitou a própria morte”. Pior do que viver sem Deus é estar em oposição à Ele. Isso, geralmente acontece quando negligenciamos o cuidado com a comunhão, relutamos em ouvir a voz do Pai, ficamos contemplando o que não edifica, estamos no lugar errado, na hora errada, entramos em situações sem a clara aprovação de Deus, confiamos muito mais em nós mesmos e deixamos de depender inteiramente do Senhor; praticamos de forma voluntária e consciente a infidelidade e desprezamos as Suas palavras e advertências. Mesmo que tenhamos entrado no caminho do inimigo, o Senhor espera que voltemos atrás.