Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 3 |17/01| O fio de ouro

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39 Não são apenas os Evangelhos que se detém sobre Cristo, mas, Ele é o fio de ouro que perpassa toda Escritura. E não é necessário nenhum malabarismo textual para chegar nesta conclusão. De forma direta ou […]


  • Compartilhar:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39

Não são apenas os Evangelhos que se detém sobre Cristo, mas, Ele é o fio de ouro que perpassa toda Escritura. E não é necessário nenhum malabarismo textual para chegar nesta conclusão. De forma direta ou indireta, Jesus é perceptível em todo panorama bíblico. Quando a verdade da centralidade de Cristo é passada por alto, estamos pisando em um terreno além de árido, perigoso. Nenhuma hermenêutica saudável chegará a um destino diferente: Jesus é incontestavelmente o personagem principal de toda a Bíblia.

Talvez, a passagem mais significativa nos Evangelhos, seja aquela registrada pelo evangelista Lucas que narra o episódio dos dois discípulos que andavam no caminho de Emaús, onde Jesus os repreendeu dizendo que eles eram néscios e tardios de coração para crer no que os profetas disseram: “e começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:25-27). Como bem expressa Ellen G. White: “Há no Evangelho tutano e gordura. Jesus é o centro vivo de todas as coisas. Introduzi a Cristo em cada sermão. Fazei com que a preciosidade, a misericórdia e a glória de Jesus Cristo sejam contempladas até que Cristo, a esperança da glória, seja formado no homem interior” (Evangelismo, p. 186).

Em Colossenses 1:13-23 é sintetizado de, forma magistral, o envolvimento de Cristo nos grandes temas do Universo, deixando claro Seu protagonismo na história humana:

a) Sua relação com a divindade – Ele é a imagem do Deus invisível, em quem habita toda a plenitude.

b) Sua relação com a criação – Ele é o criador e o sustentador. Ele é a fonte, o agente e o alvo da criação.

c) Sua relação com a salvação – Ele é o redentor e o agente da reconciliação.

d) Sua relação com a igreja – Ele é o cabeça da Igreja. “Jesus não é apenas uma pessoa importante dentre as demais, Ele é antes da criação, Ele a origem da criação, está acima e além da criação; Ele é o sustentador da criação e Ele é o alvo da criação. É o cabeça da igreja e o agente da nossa salvação. Ele é preeminente no céu e na terra. Jesus declarou:’Eu sou a ressurreição e a vida’. Em Cristo, há vida original, não emprestada, não derivada.’A divindade de Cristo é a certeza de vida eterna para o crente’ (E.G.W, Evangelismo, p. 616).

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.   Em que momentos você percebe Jesus no Antigo Testamento?

2.  Que esperança você sente ao perceber a centralidade de Cristo na Bíblia?

Ser alvo do amor dAquele que é o personagem central do Universo é, no mínimo, impactante, isto é o mais duro golpe na nossa baixa autoestima. A Bíblia não é sobre algo é sobre Alguém. Não resta dúvidas sobre ser Ele o centro da Bíblia e do Universo. A grande pergunta seria se Ele também ocupa este lugar em nossa vida ou O tratamos apenas como um mero coadjuvante? Permita hoje, que Jesus seja o ocupante principal do trono da sua vida.

PARA REFLETIR

"De nada adiantará descobrir a centralidade de Cristo na Bíblia, se, por fim, Ele não for o centro da sua vida." Pr. Paulo Correia