Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 29 – O Senhor dos dias escassos – 16/07 [T.3 – Ep. 03]

TEXTO BÍBLICO “E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.” Lucas 5:6 Não era incomum dias assim. O texto retrata homens frustrados porque, apesar de toda a experiência, voltavam de uma pescaria decepcionante; os barcos estavam literalmente vazios, exceto pelos homens carregados de frustração e interrogações. Terríveis são os dias […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.” Lucas 5:6

Não era incomum dias assim. O texto retrata homens frustrados porque, apesar de toda a experiência, voltavam de uma pescaria decepcionante; os barcos estavam literalmente vazios, exceto pelos homens carregados de frustração e interrogações. Terríveis são os dias em que escassez nos visita, nos sentimos impotentes e em busca de algo em que possamos ancorar nossas esperanças. O mais inesperado e surpreendente é a visita do Senhor nos dias escassos. Jesus não contempla indiferente as nossas batalhas, por mais insignificantes que pareçam.

“E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.” (v. 4), foi diante da autoridade dessas palavras que aquele dia de decepção teve fim. Ainda que diante da escassez, nunca devemos usá-la como desculpa para negligenciarmos a fidelidade nas diversas áreas de nossa vida, inclusive a financeira. A Bíblia não registra nenhuma promessa de que estaríamos isentos dos dias escassos, mas que o Deus da provisão nos acompanharia.

Não somos pescadores, no entanto, muitas vezes já vivemos os sentimentos experimentados nesse relato. Quando a melhor companhia que temos são redes vazias, é nesse momento que a presença de Cristo não pode ser desprezada. Nem sempre Ele nos surpreenderá com uma ação sobrenatural, mas perceberemos a manifestação do Seu cuidado em uma intervenção “simples”. Os evangelhos expressam a provisão de Jesus e ela não é restrita às páginas da Bíblia. Ela ainda é possível e disponível às páginas da sua vida.

“A mais profunda lição que o milagre ensinou aos discípulos, é também uma lição para nós — que Aquele cuja palavra pôde apanhar os peixes do mar, podia igualmente impressionar corações humanos, atraindo-os com as cordas de Seu amor, de maneira que Seus servos se tornassem “pescadores de homens”. (Ellen White. O Desejado de Todas as Nações, p. 166.5)

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Você duvida que pode ser visitado por Deus em dias de escassez?
  2. Nesses dias, o que enche seu coração de fé?

Por que tantos peixes? Por que tão grande provisão? Acredito que Jesus forneceu aquela quantidade tão vasta a fim de poupar seus discípulos de toda e qualquer preocupação com suas famílias, como se quisesse dar o seguinte recado: Se hoje os abençoo com tanta fartura, por que não continuaria a cuidar de vocês da mesma forma? Esse milagre exemplifica um Deus de abundância para um mundo escasso.

TEXTO PARA REFLETIR

“A presença de Jesus é melhor que os presentes dEle, mas não se preocupe, a indiferença não encontra morada no coração do Deus Onipotente.”
Paulo Correia