Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 29 |19/07| Coração dividido

TEXTO BÍBLICO "Não terás outros deuses diante de mim" Êxodo 20:3 Quase todos os mandamentos são redigidos na forma negativa da proibição porque pressupõem a existência do pecado e dos maus desejos no coração humano. Embora vários mandamentos comecem com as palavras "Você não deve" ou “não”, seu efeito é profundamente positivo e amplamente libertador. […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Não terás outros deuses diante de mim" Êxodo 20:3

Quase todos os mandamentos são redigidos na forma negativa da proibição porque pressupõem a existência do pecado e dos maus desejos no coração humano. Embora vários mandamentos comecem com as palavras "Você não deve" ou “não”, seu efeito é profundamente positivo e amplamente libertador. Tratando-se do primeiro mandamento, a atenção é voltada especificamente para o temor, reverência e respeito por Deus, uma vez que Ele é verdadeiramente único (Dt 6:4). O Senhor é identificado como Aquele que sozinho resgatou Seu povo do Egito e, também por este motivo, os israelitas não deveriam adorar ou adotar nenhum outro deus.

Tomar outro deus seria idolatria, adultério espiritual, assim como tomar outro parceiro sexual fora do casamento. O primeiro mandamento é uma clara proibição à adoração de outras supostas divindades porém, deve retratar também qualquer outra coisa que venha a ocupar no coração o primeiro lugar, que pertence a Deus.

A expressão “outros deuses” aparece 63 vezes no Antigo Testamento, sendo especialmente 18 vezes em Deuteronômio e 17 em Jeremias. Deuteronômio por ser o livro que detalha a aliança e as leis da aliança entre Deus e o povo, e Jeremias, provavelmente, devido a maior crise espiritual que Judá vivenciou, que os levou à quebra da aliança e à prática da idolatria. Esta negativa “não terás outros deuses” não é uma admissão de que outros deuses existam, mas uma forma de contrapor os deuses erroneamente criados pelos homens. As pessoas não devem fazer nenhum ídolo, seja humano, místico ou inanimado. Adorar falsos deuses seria estabelecer rivais para Ele. “Diante de Mim” pode significar “em oposição a Mim” assim como “em Minha presença”, e assim negligenciar Sua singularidade e verdade. Infelizmente, Israel com muita frequência desobedeceu a esse primeiro comando ao adorar ídolos. O resultado sempre foi desgraça, caos e exílio, como ocorreu diante da Assíria em 722 a.C e da Babilônia em 605 a.C.

PARA DISCUTIR

1.         O que pode tomar posse do coração a ponto de Deus se tornar prioridade secundária?

2.         A tecnologia, redes sociais, trabalho, podem roubar nosso tempo com deus?

Embora o pacto tenha sido feito primeiramente com a nação de Israel (Êx 19: 5), o uso de um verbo no singular, “não terás”, mostra que Deus dirigiu o seu discurso também a cada indivíduo da nação, exigindo deles a obediência à lei, em outras palavras, fidelidade espiritual. Os Dez Mandamentos dirigem Seu apelo e, ao mesmo tempo, pesam sobre a consciência de cada homem (veja Ez 18:19-20). Os mesmos conselhos permanecem hoje para o Israel espiritual. Individualmente recebemos de Deus as mesmas recomendações de amor e misericórdia. O objetivo é nos livrar das intempéries hostis criadas por uma vida dissociada da verdade, ou seja, longe de Deus.

PRA NÃO ESQUECER

"Deus não quer algo de nós, ele simplesmente nos quer." C. S. Lewis

Pr. Gilberto Theiss - Distrital Associação Cearense