Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 29 |17/07| O inimigo com sede foge mais rápido

TEXTO BÍBLICO “Depois destas coisas e desta fidelidade [...], resolveu de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas... assim, muito povo se juntou, e taparam todas as fontes...”  - II Crônicas 32:3, 4 As coisas boas que fazemos pra Deus, não impedem o inimigo de vir pelejar […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Depois destas coisas e desta fidelidade [...], resolveu de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas... assim, muito povo se juntou, e taparam todas as fontes...”  - II Crônicas 32:3, 4

As coisas boas que fazemos pra Deus, não impedem o inimigo de vir pelejar contra nós. No texto bíblico de hoje, vimos que mesmo totalmente dependente de Deus, Ezequias teve a sua vida atormentada e o seu reino ameaçado. Isso nos mostra que é possível, mesmo depois de uma vida de fidelidade, ainda não estarmos imunes às tentativas do inimigo de nos cercar para apoderar-se do que temos e abalar a nossa confiança no Pai. Precisamos entender que a nossa fidelidade não é um amuleto que espanta o negativo. A nossa fidelidade não é uma moeda de troca com Deus. Muito longe disso. Fidelidade é a melhor forma de dizermos quem ou o que está sendo a nossa prioridade. Fidelidade é a maior e melhor resposta de um coração consagrado, grato e alegre.

Fidelidade ao Senhor é o maior e melhor antídoto contra Satanás, pois é ela que nos estimula a resisti-lo. Quando Ezequias resolveu tapar as fontes, ele “se determinou a fazer sua parte na preparação para resistir ao inimigo”. Sua atitude mostra que, enquanto a fidelidade é algo pessoal, tapar as fontes é algo coletivo. O povo se reuniu e, juntos, taparam todas as fontes. Porém, fica evidente no texto bíblico que não basta tapar as fontes, é preciso, também, reparar as brechas e fortalecer os muros. As brechas tapadas e os muros restaurados incomodam o inimigo e permitem Deus afugentá-lo e envergonhá-lo.

Pausa para Discussão

1. Você concorda que resistir às tentações é uma forma de fidelidade a Deus? O quanto isso lhe afeta no dia a dia?

2. Você já precisou, em algum momento, ser impopular, ousando ser diferente da maioria, por conta de suas convicções? Como você se sentiu nessa situação?

3. Que tipo de medidas, no que se refere a fidelidade, precisamos adotar constantemente para dificultar a invasão do inimigo em nossa vida?

Na vida cristã, “nada inspira fé mais depressa que o próprio exercício da fé”. A resistência, além de afugentar o inimigo, também o enfraquece. Temos uma orientação clara e divina: “resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).“Nessa emergência, Ezequias provou ser um homem para a ocasião.”  Para ocasiões difíceis, Deus precisa de homens e mulheres de grande fidelidade. Resistência na turbulência só é possível quando a última barreira é construída pela fidelidade ao Senhor. Não importa quem seja o seu inimigo, se Deus for o seu melhor amigo! Nunca se esqueça: precisamos tapar as fontes que saciam o inimigo, pois o inimigo com sede foge mais rápido.