Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 28 |10/07| Você e Deus são maioria

TEXTO BÍBLICO  “Então o Senhor enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada”   -   II Crônicas 32:21 Senaqueribe […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

 “Então o Senhor enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada”   -   II Crônicas 32:21

Senaqueribe foi o rei do Império Assírio, entre 705 e 681 a.C.. Ele era considerado e chamado de “a praga do oriente”. É apresentado pela história como um dos piores homens que já pisou na Terra. Era tão mau e sem sentimento que, quando invadia uma cidade, juntava todas as mulheres grávidas, colocava-as fora do muro da cidade e cortava a barriga delas à espada; apenas para ver o feto cair no chão. Também, após as invasões, queimava alguns homens vivos e furava os olhos dos demais sobreviventes. Homem indiferente e sanguinário, capaz de intimidar a todos os povos vizinhos.

Em contraste com Senaqueribe, Ezequias foi um dos bons e grandes reis de Israel. Durante todo o seu reinado, fez o que era bom, reto e verdadeiro. Ele restaurou e purificou o templo que se encontrava em decadência. Também reorganizou o sacerdócio, fez aliança com Deus, efetuou reformas físicas e espirituais, restabeleceu o culto e a adoração, priorizou o espiritual, trouxe o povo de volta para perto de Deus, derribou os altares pagãos, trouxe de volta a alegria da nação e estimulou a fidelidade ao Senhor.

Mas, no ano de 701 a.C., Ezequias teve o seu reino cercado por Senaqueribe e presenciou a terrível afronta do rei assírio ao Deus de Israel, depois de tantas coisas relevantes que ele havia empreendido. Além da tentativa de invasão e da ofensa aberta do rei sanguinário, esse momento serviu, também, para que Ezequias percebesse claramente que “a honra de Jeová estava em jogo; Ele somente poderia trazer livramento”. Esses relatos nos mostram, de maneira evidente, que mesmo que não possamos fazer nada quando Satanás tentar minimizar os atos de Deus, o Senhor nunca deixará de fazer tudo por nós, quando o inimigo tentar reduzir o poder dEle em nossa vida. O fato é que, mesmo depois de fazermos coisas boas para Deus e para o próximo, ainda assim, o inimigo poderá nos afrontar e zombar de Deus.

Pausa para Discussão

1. Você já sentiu alguma vez uma sensação muito ruim, depois de ter feito ou cooperado para algo muito bom? Como isso lhe afetou?

2. Você já passou ou presenciou alguma experiência em que o nome de Deus foi zombado e afrontado? Como você reagiu a tal situação?

3. Se, mesmo depois de você ter feito tudo de forma correta e contribuído com muitas coisas boas, ainda assim viessem coisas desagradáveis em sua direção, o que você esperaria de Deus?

PARA REFLETIR

Todos nós temos um adversário cujo interesse principal é afrontar a criatura e zombar do Criador. Nada nos torna mais fortes diante do inimigo, do que quando estamos de joelhos, confessando nossas mazelas e expressando o nosso sincero arrependimento ao Pai. Deus sempre terá um grande livramento para aqueles que não negociam com o inimigo. Isso mostra que, nas maiores batalhas da vida, se você colocar o Senhor em primeiro lugar, você e Deus serão a maioria!

Lição 29 - O INIMIGO COM SEDE FOGE MAIS RÁPIDO

 “Depois destas coisas e desta fidelidade [...], resolveu de acordo com os seus príncipes e os seus homens valentes, tapar as fontes das águas... assim, muito povo se juntou, e taparam todas as fontes...”  - II Crônicas 32:3, 4

As coisas boas que fazemos pra Deus, não impedem o inimigo de vir pelejar contra nós. No texto bíblico de hoje, vimos que mesmo totalmente dependente de Deus, Ezequias teve a sua vida atormentada e o seu reino ameaçado. Isso nos mostra que é possível, mesmo depois de uma vida de fidelidade, ainda não estarmos imunes às tentativas do inimigo de nos cercar para apoderar-se do que temos e abalar a nossa confiança no Pai. Precisamos entender que a nossa fidelidade não é um amuleto que espanta o negativo. A nossa fidelidade não é uma moeda de troca com Deus. Muito longe disso. Fidelidade é a melhor forma de dizermos quem ou o que está sendo a nossa prioridade. Fidelidade é a maior e melhor resposta de um coração consagrado, grato e alegre.

Fidelidade ao Senhor é o maior e melhor antídoto contra Satanás, pois é ela que nos estimula a resisti-lo. Quando Ezequias resolveu tapar as fontes, ele “se determinou a fazer sua parte na preparação para resistir ao inimigo”. Sua atitude mostra que, enquanto a fidelidade é algo pessoal, tapar as fontes é algo coletivo. O povo se reuniu e, juntos, taparam todas as fontes. Porém, fica evidente no texto bíblico que não basta tapar as fontes, é preciso, também, reparar as brechas e fortalecer os muros. As brechas tapadas e os muros restaurados incomodam o inimigo e permitem Deus afugentá-lo e envergonhá-lo.

Pausa para Discussão

1. Você concorda que resistir às tentações é uma forma de fidelidade a Deus? O quanto isso lhe afeta no dia a dia?

2. Você já precisou, em algum momento, ser impopular, ousando ser diferente da maioria, por conta de suas convicções? Como você se sentiu nessa situação?

3. Que tipo de medidas, no que se refere a fidelidade, precisamos adotar constantemente para dificultar a invasão do inimigo em nossa vida?

Na vida cristã, “nada inspira fé mais depressa que o próprio exercício da fé”. A resistência, além de afugentar o inimigo, também o enfraquece. Temos uma orientação clara e divina: “resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). “Nessa emergência, Ezequias provou ser um homem para a ocasião.”  Para ocasiões difíceis, Deus precisa de homens e mulheres de grande fidelidade. Resistência na turbulência só é possível quando a última barreira é construída pela fidelidade ao Senhor. Não importa quem seja o seu inimigo, se Deus for o seu melhor amigo! Nunca se esqueça: precisamos tapar as fontes que saciam o inimigo, pois o inimigo com sede foge mais rápido.