Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 27 – Nascido para salvar – 02/07 [T.3 – Ep. 01]

TEXTO BÍBLICO “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:11 Nenhum milagre de Cristo ganhou protagonismo no calendário humano como o seu nascimento. Aliás, não sei se na sua percepção tal fato é um milagre, mas a questão é que nenhum outro evento da vida de […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:11

Nenhum milagre de Cristo ganhou protagonismo no calendário humano como o seu nascimento. Aliás, não sei se na sua percepção tal fato é um milagre, mas a questão é que nenhum outro evento da vida de Cristo é mais cercado de cânticos: o de Maria, o de Simeão, o cântico dos Anjos e o dos pastores. Cada um deles celebra o inimaginável, pois há uma infinidade de aspectos sobrenaturais que o cercam e não há selo mais apropriado para ele do que o de milagre. Vejamos alguns desses aspectos:

  1. Deus torna-Se homem (João 1:14);
  2. Nasce de uma virgem (Isaías 9:6);
  3. Seu nascimento tem propósito salvífico (Lucas 2:11).

O Evangelho de Lucas é o que dedica mais tempo para descrever o nascimento de Jesus. Para ele estava claro que tal profundidade jamais poderia ser medida com palavras, no entanto não deveria passar despercebido. Os milagres de Jesus, por mais que tragam lições e esperanças, em diversos momentos foram restritos à uma ou à algumas pessoas. Em contrapartida, o nascimento de Jesus foi um milagre que trouxe bênçãos universais. Ele não só dividiu o calendário ao meio, mas foi um divisor de águas no quesito esperança. Graças a esse milagre todos os demais milagres se tornaram possíveis. Seu nascimento em um mundo inadequado e hostil, em um lugar onde nem as pessoas mais desprovidas da terra costumavam nascer, demostram que nenhum obstáculo O poderia deter.

A graça encontra seu ápice na cruz, contudo não há dúvidas que o nascimento de Jesus está envolto nela. Você e eu fomos alvos desse milagre. Que nossa reação seja distinta da de muitos naquela época: indiferença e oposição. Não há novo nascimento sem que Ele nasça em nossa existência. Não deixe esse milagre sem a notoriedade que lhe é merecida, como bem descrito nas palavras de Ellen White:

“Sobre as colinas de Belém acha-se reunida inumerável multidão de anjos. Esperam o sinal para declarar as alegres novas ao mundo. Houvesse os guias de Israel sido fiéis ao depósito que se lhes confiara, e teriam partilhado da alegria de anunciar o nascimento de Jesus. Mas assim foram passados por alto.” – {DTN 24.2}

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Por que você classificaria o nascimento de Jesus como um milagre?
  2. Que diferença fez esse milagre na nossa vida?

“Nasceu para vocês” (Lucas 2:11). Não para o imperador, para o rei, para o sumo sacerdote, mas para os pastores humildes e devotos, e tal bênção foi estendida para nós. “Um Salvador, que é Cristo o Senhor.” Sem Ele, assim considerado, não há comemoração genuína do nascimento de Jesus. Esse milagre de fato mudou o mundo.

PARA REFLETIR

“Deus agrega em Si a humanidade para trazê-la de volta para os Seus braços.”
Paulo Correia