Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 28 – 13 de julho – NÃO HÁ LIMITES PARA QUEM SONHA ALTO!

"Se pensar é o destino do ser humano, continuar sonhando é o seu grande desafio. E isto, é lógico, implica em trajetórias com riscos, em vitórias, com muitas lutas, e não poucos obstáculos pelo caminho. Apesar de tudo, seja ousado. Liberte sua criatividade. E nunca desista de seus sonhos, pois eles transformarão sua vida em […]


  • Compartilhar:

"Se pensar é o destino do ser humano, continuar sonhando é o seu grande desafio. E isto, é lógico, implica em trajetórias com riscos, em vitórias, com muitas lutas, e não poucos obstáculos pelo caminho. Apesar de tudo, seja ousado. Liberte sua criatividade. E nunca desista de seus sonhos, pois eles transformarão sua vida em uma grande aventura. ” (Augusto Cury)

José foi chamado às pressas para interpretar um sonho que Faraó havia tido. Após ouvir, proferiu palavras que impressionaram o governante. Ao interpretar o sonho, José não se conteve e apresentou também um plano para salvar o Egito e o mundo inteiro dos anos de fome que se seguiriam. Insinuou que um bom administrador deveria ser escolhido para gerenciar um programa de armazenamento e distribuição de ali- mentos. Um trabalho de logística que administraria milhares de pessoas e demandaria muitos recursos.

TÓPICO 1

Era muita “audácia”! Um escravo querendo “salvar o mundo”. Parece até filme de ficção!

Há alguns anos, foi veiculado um desenho onde os personagens eram dois ratinhos. Um deles é bem pe- queno, chama-se Cérebro, o outro era o Pink. Todos os dias ao acordar, Pink fazia a mesma pergunta a seu ami- go: - Quais são os seus planos para hoje? E logo vem a costumeira resposta petulante do pequeno Cérebro: - Hoje quero conquistar o mundo!

José queria “conquistar o mundo”! E veja a reação de Faraó em Gên. 41:37 a 44: “O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. Disse Faraó aos seus oficiais:

Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito. ” Gên. 41:37-44.

 

TÓPICO 2

O ex-escravo conquistou todos seus sonhos. Salvou sua família, trouxe todo seu povo para o Egito e, de que- bra, salvou também o mundo... esta parte da história ser- viria perfeitamente para um “gran finale” de uma produ- ção “hollywoodiana”!

“E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porque a fome prevaleceu em todo o mundo. ” Gên. 41:57.

Ah! José ainda tinha mais um sonho, queria que o mes- mo povo que ele trouxera para o Egito, pudesse um dia voltar para sua terra. Para isto, pouco antes de morrer fez com que seus filhos jurassem que pelo menos seus ossos seriam trans- portados e enterrados na terra prometida. Gên. 50:24 e 25.

“A confiança de Potifar em José aumentava diariamente, e finalmente o promoveu a seu mordomo, com amplo governo sobre todas as suas posses. “E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que de nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia.” Gên. 39:6. A assinalada prosperidade que acompanhava todas as coisas postas aos cuidados de José, não era resultado de um milagre direto; mas sim a sua operosidade, zelo e energia eram coroados pela bênção divina. José atribuía seu êxito ao favor de Deus, e mesmo seu senhor idólatra aceitava isto como o segredo de sua prosperidade sem-par.” Patriarcas e Profetas, Pág.214.

Passaram-se mais de quatrocentos anos, e o “sonhador” não foi esquecido, mesmo o faraó que “não conhecia José”, contemplou seus ossos sendo levantados como símbolo da vitória daqueles que sonham alto. E pensando bem... o que significa um “faraó” que a bíblia nem se quer cita o nome diante de uma história como a de José, que ultrapassou seu próprio tempo e ainda é contada em nossos dias. Pos- sivelmente ele não conhecia José por que não sabia ler!

Poucas pessoas têm disposição para trabalhar no co- ração da Amazônia, enfrentando rios, florestas, chuvas e desafios que muitas vezes parecem insuperáveis.

Na região sul do Estado do Pará, atividades simples como percorrer 300 quilômetros, chegam, com frequência, a levar dois ou três dias, dependendo das condições de tráfego da rodovia Transamazônica, geralmente muito afetada pelas chuvas de inverno. Nesse lugar, Fábio Santana, estudante do terceiro ano de teologia do IAENE, aceitou um chamado para liderar o Projeto Sonhando Alto, começando em Marabá e, em seguida, Altamira e Santarém. Ao chegar a seu primeiro destino, Fábio tinha dois desafios. O primeiro era colportar durante dois meses para preparar e “sentir” o campo, antes de começar o segundo, que era recrutar uma equipe de quarenta jovens para participarem da campanha. Quando desembarcou em Marabá com outros quatro colegas, em vez de olhar para as dificuldades, viu possibilidades. Encontrou um campo fértil e com um grande potencial para a distribuição de literatura. Muitos outros já haviam passado ali e a maioria considerava aquele território uma área de difícil acesso e com poucas chances de êxito. Fá- bio, então, se apegou a promessas como esta: “Todo lu- gar que pisar a planta do vosso pé, vô-lo tenho dado, como Eu prometi a Moisés.” (Josué 1:3).

Uma vez que estava espiritualmente fortalecido e intelectualmente preparado, os milagres começaram a acontecer. Visitou primeiro as pessoas mais influentes e as autoridades da cidade. Fez muitas amizades e marcou inúmeras apresentações coletivas. Em uma das primeiras ofertas que fez, vendeu a quantia recorde de 500 livros Passaporte Para a Vida, do Pastor Alejandro Bullón. A partir de então, to- dos os dias ele e seu pequeno grupo (diga-se de passagem, pequeno em quantidade, mas grande em qualidade e em resultados) distribuíam uma quantidade enorme de literatura cristã. Era a manifestação do Espírito de Deus nesse ministério. Faltando duas semanas para terminar as férias, todos já haviam conseguido a bolsa de estudos e estavam prontos para voltar ao IAENE. Mas Fábio acreditava que Deus ainda guardava muitas bênçãos para eles. Convenceu o grupo a continuar colportando mais um pouco, e em uma palestra, poucos dias antes do retorno à escola, conseguiram distribuir 539 livros em uma empresa. Era a coroação dos esforços de alguém que confiou nas promessas de Deus, e aceitou o desafio de ir aonde Ele manda.

Ao terminar o período de férias, Fábio começou seu segundo desafio, que era liderar uma equipe do Projeto Sonhando Alto. Ele teria que recrutar, treinar e motivar novos alunos que tivessem interesse em participar do projeto. Este era um desafio ainda maior que o primeiro, dadas as condições da região. Junto ao diretor de Publicações do campo local, saiu de igreja em igreja, falando a respeito do que Deus fizera em sua vida, contando as experiências que tivera evangelizando com publicações. Mais uma vez o Senhor respondeu suas orações. Muitos se inscreveram e se integraram ao projeto. Não há dúvida de que nosso Deus pode fazer milagres em qualquer lugar, sob quaisquer circunstâncias.

TÓPICO 3
AÇÕES QUE IRÃO TE ENSINAR A SONHAR:
QUEBRE TODA A RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO A

PROSPERIDADE – Existe uma hipocrisia dentro da mente humana que a faz resistir à prosperidade. Não confunda miséria com humildade. Deus te chamou para ser próspero e abençoado! Gên. 12:2 – “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção”.

SEJA OUSADO – José era um homem ousado. Deus lhe dá um sonho que parecia loucura, e ele, ousadamen- te, vai e conta a seu pai. Gên. 37:10 e 11 – E essa ousadia precisa estar presente no teu interior. Ousadia que gere a prosperidade, ousadia para crer, pois muitas vezes, aos olhos humanos, o teu sonho pode parecer loucura. Para quem é ousado para crer, o sonho de Deus não é apenas um sonho. O sonho de Deus é promessa.

ESTEJA FOCADO NAQUILO QUE DEUS TEM PREPA- RADO PARA A TUA VIDA – José sabia o que Deus queria dele – que ele fosse governador do Egito. Por isso, nada o fazia desistir. Nem seus irmãos perversos, nem o fundo do poço, nem a mulher de Potifar, a prisão ou o esqueci- mento do copeiro real. Somente pode sonhar, quem está focado naquilo que Deus deseja.

CONCLUSÃO – APELO

Quais são os seus sonhos? Pelo que você está lutando? Mantenha-se focado em seu sonho e não nas situações periféricas que estão ao teu redor. Tem gente que é um bom atacante, mas é um péssimo estrategista. Gente que bate bem, mas está desferindo murros a esmo. Busque a capacidade de lutar pelo teu sonho, porque essa capacidade vem do Espírito de Deus. Entre no campo já com a certeza que você vai vencer. Pessoas como José, não podem ser vencidas, porque jamais desistem de lutar.

 

Para refletir: 

  1. Por que mesmo
    fazendo a vontade de
    Deus, as coisas não acontecem, muitas vezes, a nossa maneira? Por que são frustrados alguns dos nossos sonhos?
  2. Discuta como seria o mundo se Deus concedesse tudo o que todas as pessoas pedissem.
  3. Se você fosse o produtor, diretor e o ator principal, qual seria o filme que criaria sobre sua vida para os próximos anos?