Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 27 |03/07| Deus: a primeira e a única alternativa

 TEXTO BÍBLICO “E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Josafá. Então vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que […]


  • Compartilhar:

 TEXTO BÍBLICO

“E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Josafá. Então vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então Josafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá”   - II Crônicas 20:1-3

Em Jerusalém, entre os anos de 873-848 a.C., entra em cena um dos maiores reis de Judá. Josafá, antes de assumir o reino, havia sido “corregente quando seu pai, Asa, por três anos, esteve incapaz devido à enfermidade que lhe atingiu os pés.”  Ele se destaca dentre a maioria dos reis de Judá e Israel pelo fato de assumir uma posição de total lealdade e fidelidade ao Senhor. Seus grandes feitos no cenário monárquico e suas significativas reformas espirituais, fizeram dele um destaque como grande conquistador e símbolo de liderança bem-sucedida. Josafá seguiu o bom exemplo do seu pai e foi um homem íntegro diante do Senhor. Esforçou-se para reinar sabiamente, sempre procurando persuadir seus súditos a tomarem posição firme contra as práticas idólatras. Libertou o povo dos muitos perigos que ameaçavam seriamente retardar o desenvolvimento espiritual da nação. Estabeleceu e manteve eficientes tribunais de justiça, nos quais o sistema judicial foi aperfeiçoado pela fundação de uma Corte de Apelação.

Por muitos anos, o rei Josafá viveu em paz, sem ser molestado pelas nações vizinhas. Apesar de todo o contexto social, político e espiritual positivo, fica explícito no texto que, mesmo depois dessas coisas, ainda assim, sobreveio uma “tempestade” inesperada e amedrontadora. Isso mostra que, mesmo depois de realizarmos coisas boas ou estarmos vivendo bons momentos, ainda assim, é possível virem coisas ruins sobre nós.

Geralmente, ficamos muito mais vulneráveis e, às vezes, até baixamos a guarda quando tudo está bem. Foi num contexto assim, onde um grande e temido exército, formado por uma grande “multidão de árabes”, que Josafá e seu reino se sentiram ameaçados, amedrontados, temerosos e desencorajados de buscar qualquer solução humana. De tal maneira, Josafá percebeu que não tinha outra alternativa a não ser buscar ao Senhor.

Pausa para Discussão

1. Você já se sentiu vulnerável alguma vez? Como isso lhe afetou física, mental e espiritualmente?

2. A quem você, normalmente, recorre primeiro quando as coisas acontecem de forma diferente daquilo que você gostaria? (Seu pai, sua mãe, seu amigo ou a Deus?)

3. Você concorda que devemos colocar Deus em primeiro lugar, sob qualquer circunstância? (Relate uma experiência pessoal em que isso aconteceu.)

Às vezes, Deus se vale de dificuldades só para nos aproximar dEle. Devemos olhar para cada momento de provação como uma oportunidade para crescer, pois a verdadeira fidelidade é revelada na crise. Esse fato histórico nos ensina que devemos colocar primeiro Deus em toda e qualquer circunstância de nossa vida. As crises circunstanciais da vida podem até nos amedrontar, mas nunca devem nos impedir de confiar primeiro e continuamente no Senhor.

PARA REFLETIR

“Crises, problemas e dificuldades se resolvem com fé e não com desespero” Meditação Matinal, 2019, p. 160